Apresentada na FITUR a 'Eurocidade do Guadiana' como o primeiro Destino Turístico Acessível Transfronteiriço

Internacionais
Typography

As duas entidades de referência em acessibilidade da Península Ibérica, Predif e Accessible Portugal, apresentaram hoje na FITUR o primeiro destino turístico acessível transfronteiriço na fronteira hispano-lusa, composta pelos três municípios que integram a Eurocidade do Guadiana.

O Destino acessível composto pelos municípios portugueses de Castro Marim e Vila Real de Santo António e pela  povoação espanhola de Ayamonte, identificou durante mais de um ano recursos públicos e privados, para além de ter desenvolvido um processo de formação e assessoria a empresários e à própria administração, de modo a melhorar as condições do destino.

O objetivo, no qual os três municípios participaram através do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial EUROCIDADE DO GUADIANA e contou com o apoio da Predif y Accesible Portugal, é adaptar o destino turístico às necessidades de todos os visitantes com necessidades especiais. Numa primeira fase , além de assessoria e formação, foram avaliados quase uma centena de recursos e a sua incorporação à plataforma Tur4all.

Cerca de 80 recursos turísticos vão obter certificação de acessibilidade nos próximos meses, destacando-se entre eles serviços de alojamento turístico e restauração, transportes, mercados e experiências de lazer ativo, que constituem um importante atrativo para desfrutar deste destino transfronteiriço. Também possuem certificação de acessibilidade as  praias, miradouros turísticos ou terminais de transportes.

O Destino Acessível Eurocidade do Guadiana está a ser desenvolvido no âmbito do projecto EuroGuadiana 2020, que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal. O diagnóstico da acessibilidade e os relatórios de melhoria que as duas entidades de referência irão realizar servirão para  ampliar os recursos acessíveis certificados e continuar a melhorar a acessibilidade em  todo o território.

YMSEuroGuadianaFITUR1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS