Fórum Turismo da Eurocidade do Guadiana | Potencial Turístico do Rio e da Fronteira

Internacionais
Typography

O Fórum de Turismo da Eurocidade do Guadiana terá lugar na próxima quarta-feira, dia 26 de maio, com o objetivo de abordar o potencial turístico da fronteira e, em particular, o papel dos rios transfronteiriços como catalisadores desta atividade nas regiões por onde passam. Estarão presentes representantes de projetos internacionais de gestão dos rios Douro e Minho.

O fórum, que decorrerá presencialmente em Vila Real de Santo António, mas poderá ser acompanhado em directo através do Facebook e do canal YouTube do projecto EuroGuadiana, contará ainda com a presença de representantes das autarquias locais, do Patronato de Turismo de Huelva, da Região de Turismo do Algarve e da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

As contribuições dos participantes no fórum serão somadas às que serão obtidas em breve nos encontros com agentes turísticos do território e que farão parte do material de estudo que as universidades de Huelva e do Algarve utilizarão para definir o Plano Estratégico de Turismo da Eurocidade.

Durante o fórum, serão também apresentadas algumas das acções em que o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade do Guadiana está a trabalhar no domínio do turismo, incluindo a realização de uma oferta cultural conjunta denominada "Território Museu" e a criação do primeiro destino turístico transfronteiriço a ser constitui no Raio Ibérico.

Os diferentes painéis de trabalho e mesas redondas irão analisar o papel dos fundos europeus no desenvolvimento do turismo transfronteiriço, com especial destaque para as ações realizadas na Eurocidade do Guadiana. Também serão conhecidas outras experiências de turismo fluvial, com a participação dos responsáveis pelos principais projetos turísticos desenvolvidos no entorno dos rios Douro e Minho.

Uma mesa redonda servirá de culminação do fórum, moderada pelo professor Adão Flores da Universidade do Algarve, com a participação de Vitor Neto, Presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve; de Fátima Catarina, Vice-Presidente da Região de Turismo do Algarve; de Daniel Navarro, Coordenador  do Patronato de Turismo de Huelva; de Rafael Barba, Secretário-Geral do Círculo Empresarial de Turismo de Huelva; e Pablo Rivera, Secretário-Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças.

Estas ações turísticas integram o plano conjunto de promoção turística das cidades de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, que se insere no projeto EuroGuadiana 2020, cofinanciado pela União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal - Interreg VA.

YMSForumTurismoForumTurismoPrograma

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS