Eurocidade do Guadiana | Inclusão e Acessibilidade marcam o Dia Mundial do Turismo

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A Eurocidade do Guadiana celebra o Dia Mundial do Turismo imersa no lançamento da sua marca turística conjunta, na promoção do território como destino acessível em feiras internacionais e na consolidação dos seus produtos turísticos conjuntos.

No âmbito do projeto EuroGuadiana2020, cofinanciado pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal Interreg V-A, a Eurocidade do Guadiana está levando a cabo um amplo programa de impulsionamento ao setor turístico transfronteiriço, englobando todos os níveis do setor: desde a estratégia, ao visitante final, envolvendo neste processo o empresariado, as associações locais, a cidadania e os visitantes.

No ano de 2021, o Dia Mundial do Turismo tem como lema “turismo para o crescimento inclusivo”, com o qual se pretende que o turismo seja um estimulador para a recuperação económica mas, sobretudo, para a inclusão. O tão escutado “não deixar ninguém para trás” também na Eurocidade do Guadiana se está a pôr em prática. A estratégia de desenvolvimento turístico centrou grande parte dos seus esforços na acessibilidade integral do território. Juntamente com as entidades líderes do setor tanto em Espanha como em Portugal: PREDIF e Accessible Portugal, conseguiu-se apresentar a Eurocidade do Guadiana como o primeiro destino turístico transfronteiriço acessível da Península Ibérica.

Este programa incluiu a formação em acessibilidade para responsáveis de serviços turísticos, bem como a assessoria gratuita para melhorar a acessibilidade nas suas prestações. Toda a oferta acessível da Eurocidade do Guadiana pode consultar-se na aplicação e no site da TUR4ALL, onde estão incluídos setenta dos espaços acessíveis do território, dos quais mais de metade contam com o certificado oficial. Para além disso, é importante realçar que os primeiros apoios de praia com certificado de acessibilidade integral de Espanha também estão na Eurocidade do Guadiana.

Nas próximas semanas será apresentada a marca turística conjunta, que reúne toda a oferta de recursos naturais, de recursos culturais, de hotelaria e de serviços turísticos dos três municípios. Um destino transfronteiriço que permite visitar dois países e três municípios num só destino e que, sem dúvida alguma, serve para impulsionar o desenvolvimento económico e social do território no seu conjunto.

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