O III Fórum INTREPIDA plus reúne mais de 80 empresárias da Eurorregião: Alentejo-Algarve-Andaluzia

Internacionais
Typography

Empresárias de diversos setores do tecido empresarial de Portugal e de Espanha reuniram-se em Évora, Portugal, nos dias 27 e 28 de outubro de 2021 no quadro do projeto INTREPIDA plus.

O III Fórum Empresarial INTREPIDA plus decorreu em modo presencial na cidade de Évora, Portugal, após a crise sanitária e conseguiu reunir mais de 80 empresárias de diversos setores e dimensões, provenientes de diferentes províncias da Andaluzia, com destaque para Sevilha e Huelva como presença maioritária das andaluzas, juntamente com empresárias de Fuengirola (Málaga), Montilla (Córdoba) e Cádiz. No caso de Portugal, destaca-se um elevado número de empresárias, não só, da região de Évora assim como também de Portalegre e do Algarve. Em todos estes lugares geográficos encontram-se os diversos parceiros que integram este projeto de carácter transfronteiriço, coordenado pela Fundación Tres Culturas e que sob a sigla INTREPIDA plus (Internacionalização das Empresárias de Espanha e de Portugal para a Integração, o Desenvolvimento e as Alianças, segunda fase) destaca- se entre os projetos que contam com o financiamento do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP).

Os fóruns de trabalho são uma das principais atividades deste projeto ligado ao apoio empresarial, onde o empreendedorismo feminino se destaca como motor de desenvolvimento social e económico, em qualquer sociedade.

Estes dois dias de convivência, aprendizagem mútua e conhecimento foram organizados pelo NERE (Núcleo Empresarial da Região de Évora), parceiro nesta iniciativa transfronteiriça desde o seu início, no ano de 2017. O primeiro dia começou com uma sessão de Team Building que permitiu uma maior integração das diferentes empresárias, conseguindo uma mistura de regiões e países em diferentes grupos para trabalhar a importância de elementos como, a competitividade, a liderança, a aprendizagem e o trabalho em equipa, entre outras coisas.  Posteriormente, iniciaram-se os espaços de networking onde as empresárias puderam mostrar os seus produtos e serviços, trocar informação sobre o que as suas empresas oferecem e para terminar, com um jantar que lhes permitiu conhecer melhor a gastronomia alentejana.

No segundo dia de trabalho, a 28 de outubro, o representante da Câmara Municipal de Évora comentou a importância de projetos como este para a cidade de Évora, que se prepara para ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Da CCDRA, Sandra Jorge, Chefe da Divisão de Cooperação e Promoção desta instituição, destacou a importância de se verificar a realidade dos projetos de cooperação no terreno, falando com as pessoas que os lideram. Maite Jiménez Diaz, gerente da Mancomunidad del Condado de Huelva, realçou o momento de maturidade que o projeto atinge e a importância de continuar a apoiar o empreendedorismo feminino em todas as circunstâncias. Por sua vez, Catalina Bejarano, Diretora de Projetos Europeus e Relações Euro-Mediterrânicas da Fundación Tres Culturas, coordenadora do projeto, compartilhou a experiência desta instituição na cooperação transfronteiriça no domínio do empreendedorismo feminino, inicialmente com Marrocos e atualmente, com Portugal. Por fim, Delfina Marques, Vice-Presidente do NERE, expressou a necessidade de contar com projetos como este para a instituição que representa.

Entre os representantes de instituições políticas presentes, destaca-se Yolanda María Rubio Villodres, Deputada Provincial para o Desenvolvimento Territorial na Diputación de Huelva, que transmitiu as palavras de entusiasmo da presidente dessa instituição para um projeto com o qual se comprometem para além do período elegível, dada a receção que teve entre as empresárias desta província andaluza.

Este segundo dia prosseguiu com uma mesa-redonda sobre a internacionalização, que é um dos objetivos deste projeto. O moderador e participante da mesa João Vargues, representante da Câmara Municipal de Faro, parceira do projeto, apresentou as ferramentas disponibilizadas por instituições como a Câmara, para apoiar a internacionalização. Da mesma forma, Pilar Rodríguez, da Diputación de Huelva, partilhou informação sobre os projetos que apoiam a presença em feiras, assim como o programa Huelva Empresa que inclui missões comerciais e de acompanhamento, fazendo menção a empresárias ali presentes que têm atualmente elevados níveis de exportação de frutos vermelhos, como Pastor Fruit, SL, representada por Carmen Rodríguez González. Esta interessante mesa-redonda contou com a presença de Susana Mendes, da empresa Pepe Aromas, (Vale do Pereiro, no Alentejo), que referiu elementos como Story Telling para atrair clientes, assim como a importância da qualidade acima de tudo, para a internacionalização. Por sua vez, Denise de Mesquida, proprietária da empresa Queijo da Vila, (Quarteira, Algarve) compartilhou a sua experiência de internacionalização sem contar com ajuda, de momento, de instituições públicas.

Por último, a Fundación Tres Culturas anunciou o lançamento de uma formação em Mercados Europeus e Branding Digital 360º além de uma abordagem formativa para as línguas espanhola e portuguesa que será efetuada pela Globoempresa Consultoría Técnica, SL, após concurso público.

Esta convivência de dois dias terminou com uma visita cultural ao património cultural da Fundação Eugénio de Almeida, com sede em Évora.

O projeto INTREPIDA plus conta para o desenvolvimento das suas ações com o apoio financeiro dos fundos FEDER do programa europeu Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) e é liderado pela Fundación Três Culturas del Mediterrâneo, em conjunto com os seguintes parceiros de Espanha e de Portugal: Diputación de Huelva, Mancomunidad de Desarrollo del Condado de Huelva, Núcleo de Empresários da Região de Portalegre (NERPOR), Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) e do Município de Faro.

Mais informações sobre o projeto INTREPIDA em www.tresculturas.org/intrepida

#projectintrepida #poctep @funtresculturas

Fundación Tres CulturasEmpresariasCeliaLurdesEmpresariasMesaRedonda EmpresariasProdutosEmpresariasProdutos1EmpresariasReuniaoEmpresariasReuniao1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS