fbpx

O Encontro de Mulheres Empreendedoras da Eurocidade do Guadiana ultrapassou todas as expectativas

Internacionais
Typography

O encontro de mulheres da Eurocidade do Guadiana ultrapassou todas as expectativas no que diz respeito ao apoio institucional como na participação activa.

O acto iniciou-se com os discursos institucionais das representantes políticas dos três municipios que constituem a Eurocidade: Filomena Sintra, vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim; Natália Santos, alcaldesa de Ayamonte e Conceição Pires, vereadora da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. Todas elas coincidiram na importância do trabalho em rede das mulheres no âmbito transfronteiriço e no compromisso que as administrações locais têm em impulsionar redes e encontros como o que teve lugar no dia de hoje.

A saudação institucional da vice-presidente da CCDR-Algarve, Elsa Cordeiro, também ressalvou a importância e necessidade de as mulheres cultivarem a confiança nelas mesmas para chegar a cargos de responsabilidade. Por outro lado, Maria Angeles Benitez, directora da representação da Comissão Europeia em Espanha, referiu que só 2% dos trabalhores independentes na Europa são mulheres, o que evidencia também a necessidade de impulsionar a inclusão  das mulheres neste sector.

As apresentações foram da responsabilidade da investigadora espanhola, Blanca Miedes e da empresária portuguesa, Vanessa Nascimento. Para cativar as presentes, Miedes indicou a busca da felicidade e a missão de vida como pilares sobre os quais empreender, realçando a importância de criar redes de confiança e rodear-se de pessoas, tanto no âmbito profissional como pessoal, que "carreguem" a nossa energia e vontade de viver. Da parte de Vanessa Nascimento, foram também transmitidas mensagens muito motivadoras: " devemos relembrar que a mulher não tem uma vida mais difícil, senão mais desafiante. Abracemos o desafio" acrescentou. 

No que diz respeito ao âmbito das experiências, estiveram presentes três investigadoras que suscitaram muito interesse e inspiração: o testemunho de Laura Ribeiro deu conta do esforço extra que as mulheres devem realizar como científicas num mundo de homens, coincidindo nesse ponto com Sandra Pais, que destacou que os êxitos e descobertas científicas são menos "notícia" quando são realizados por investigadoras femininas. Por seu lado, Reyes Tirado contou que há mais de anos promoveu com êxito o trabalho à distância como uma medida de conciliação familiar, trabalhando para uma universidade britânica desde a sua terra natal, Ayamonte.  

Finalmente, teve lugar o debate da Conferência para o Futuro da Europa, cujas conclusões poderão ser consultadas através  das redes sociais do projecto EuroGuadiana 2020, en facebook, twitter, instagram e youtube.

YMSEmpreendedorasEurocidade1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS