RTP 3 | Fronteiras XXI / Quantas religiões cabem em Portugal?

Nacionais
Tools
Typography

Portugal é um exemplo de Tolerância Religiosa? O que nos distingue de outros Europeus? Resultados preliminares de novo estudo mostram as alterações na paisagem Religiosa da região de Lisboa.

Num contexto de profunda mudança da paisagem religiosa nacional, o próximo Fronteiras XXI analisa a articulação entre a religião, a liberdade e a tolerância. Há cada vez menos católicos em Portugal e não pára de crescer o número de pessoas crentes, mas sem religião. São sobretudo portugueses urbanos, mais novos e com mais estudos, como revelam os resultados preliminares de um estudo inédito sobre a religiosidade na Área Metropolitana de Lisboa, que serão apresentados no programa.

Muitos consideram Portugal um exemplo de tolerância religiosa. Mas somos mesmo um caso raro? Que liberdade de fé temos? Que mudanças podemos esperar no futuro? E o que nos distingue de outros europeus? «Religião e Liberdade» é o tema do próximo programa Fronteiras XXI, moderado pela jornalista Ana Lourenço, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. A partir das 21h30 do dia 5 de Dezembro, estarão na RTP3 o arcebispo e poeta José Tolentino Mendonça, o antropólogo e especialista em Ciências da Religião Alfredo Teixeira, a socióloga das religiões Helena Vilaça e o escritor Bruno Vieira Amaral.

FronteirasXXI
Debater os grandes temas que desafiam Portugal e o mundo, colocando frente a frente conceituados especialistas nacionais e/ou internacionais e uma plateia seleccionada. É este o desafio do Fronteiras XXI, o programa mensal da RTP3, moderado por Ana Lourenço, que resulta de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e a RTP. www.fronteirasxxi.pt

Fonte: JLMAFronteirasXXI

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS