Dia Mundial de Psoríase - Emanuel lança videoclipe para campanha da PSOPortugal Remetente

Nacionais
Tools
Typography

Emanuel, conhecido cantor popular, associa-se à PSOPortugal e motiva os doentes com psoríase a procurar a felicidade a que têm direito. Inspirou-se em familiares próximos, portadores desta patologia, e nos seus concertos partilha uma mensagem de esperança. Lançou ontem, no âmbito do Dia Mundial da Psoríase, o videoclipe “Tens direito a ser feliz – PSOMúsica”

“Tens direito a ser feliz – PSO Música” é a mensagem de Emanuel que se associou à da PSOPortugal - Associação Portuguesa de Psoríase. O músico inspirou-se na sua relação com familiares próximos que vivem com psoríase para escrever um hino de esperança e perseverança. Emanuel quer motivar os doentes com psoríase a procurar a felicidade a que têm direito, através do tratamento eficaz.

“A melhor inspiração para esta campanha foi a realidade. Convivo de perto com esta doença há muitos anos, através de familiares próximos e sei o quão desafiante pode ser, a nível psicológico e físico”, afirma Emanuel. “Por isso quero passar uma mensagem de motivação e esperança, relembrando que a felicidade pertence a todos, é um direito para toda a vida, independentemente da condição.”

Estima-se que mais de 200 mil pessoas em Portugal convivem com a psoríase, uma doença sistémica, inflamatória, crónica, que se manifesta sobretudo na pele e tem consequências diretas na auto-estima dos doentes. Podendo manifestar-se em qualquer idade, é comum surgirem sintomas entre os 15 e os 35 anos.

Para os doentes é comum a sensação de impotência e resignação face à patologia e à convivência com as lesões, associada à desmotivação relativamente ao tratamento. O Emanuel e a PSOPortugal pretendem contrariar estes sentimentos e motivar os doentes a não desistir de procurar tratamento. Porque apesar de ainda não existir cura para a psoríase, existem tratamentos eficazes que permitem alcançar uma pele limpa de lesões – e uma pele limpa não é uma pele quase limpa.

A música “Tens direito a ser feliz” é apresentada em todos os espetáculos do cantor e pretende gerar uma mudança de comportamento, levando à procura ativa do tratamento. Pretende também, por outro lado, sensibilizar a sociedade portuguesa para a psoríase.

O videoclipe pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fKSZ17jn-_I

Sobre a Psoríase

A psoríase é uma doença crónica, não-contagiosa, imunomediada que afeta até 3% da população mundial1, mais de 200 mil pessoas em Portugal1. A psoríase em placas é a forma mais comum da doença e manifesta-se pelo aparecimento de lesões eritematosas avermelhadas cobertas por escamas esbranquiçadas e prateadas de células mortas. A psoríase não é simplesmente um problema cosmético, mas uma doença persistente, crónica (de longa duração), e por vezes angustiante, que pode até mesmo afetar os mais pequenos aspetos da vida diária das pessoas. Entre 10 e 30 % dos doentes com psoríase têm ou poderão vir a desenvolver artrite psoriática, onde as articulações são também afetadas, causando sintomas debilitantes incluindo dor, rigidez e danos irreversíveis2,3. A psoríase também está associada a outros problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e depressão2.

Sobre a PSOPortugal

A PSOPortugal - Associação Portuguesa da Psoríase é uma IPSS da saúde, fundada em 2005. Tem como principais objetivos a promoção da melhoria da qualidade de vida e a defesa dos direitos dos portadores de psoríase no seu contexto pessoal, profissional e social, promover iniciativas de índole social e cultural com o propósito de esclarecer e sensibilizar a opinião pública acerca das características da doença. A PSOPortugal coopera também com as entidades técnicas de saúde, no desenvolvimento e na investigação da doença, disponibilizando informação aos técnicos de saúde, bem como aos doentes, dos resultados das aplicações de vários tipos de terapêuticas, assim como na melhoria do acesso às consultas e tratamentos.

Fonte: MG - LoyalDiaMundialPsoriase2DiaMundialPsoriase1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS