Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior | Comunicado

Nacionais
Tools
Typography

A plataforma de colaboração COLIBRI, disponibilizada pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT-FCCN) para ensino a distância continua a registar um acréscimo no número de utilizadores, sendo que esta quinta-feira esse número atingiu os 195.504 de participantes em 8.895 aulas/reuniões.

Desde o início de março, a plataforma de colaboração COLIBRI registou mais de 536 mil utilizadores (designadamente, com o registo de 536.276 participantes em 32.266 aulas/reuniões, num total de 21.427.382 minutos entre 1 e 19 março).

Estes números demonstram a adesão massiva das instituições de ensino superior na adoção de ambientes colaborativos e de ensino a distância no âmbito dos seus Planos de Contingência para garantir o funcionamento normal das atividades de ensino e investigação, prevenindo a transmissão do novo coronavírus (o COVID-19).

Para além da plataforma COLIBRI, a FCT-FCCN disponibiliza outros serviços de apoio ao ensino a distância e ao teletrabalho, incluindo a plataforma NAU - Sempre a Aprender, que suporta cursos online para grandes audiências em formato MOOC (Massive Open Online Course) e que desde janeiro de 2019 regista 79.755 matrículas, 56.795 inscritos e 36.862 certificados emitidos. Nos últimos sete dias a NAU registou 1061 matrículas, 534 inscritos e emitiu 609 certificados.

Os quadros seguintes apresentam as matrículas nos cursos disponibilizados nesta plataforma e o número de certificados emitidos nos últimos sete dias:CienciaTecnologia

A FCT-FCCN disponibiliza também o EDUCAST, que permite gravar, editar e publicar vídeos educativos, nomeadamente aulas, formações ou tutoriais, e que desde o início deste mês registou:

vídeos produzidos: 1.196

novos utilizadores: 6.021

visualizações: 103.444

canais criados: 592

minutos publicados: 34.926.

A plataforma VIDEOCAST está igualmente disponível e permite a transmissão de vídeo em direto para todo o mundo, por Internet, sem anúncios ou interrupções. Desde 1 de março e até esta quinta-feira 539 utilizadores criaram 413 novas sessões num total de 69 horas difundidas.

A FCT-FCCN continuará a trabalhar na manutenção e no reforço da capacidade dos serviços que presta em termos de ensino a distância e teletrabalho visando o apoio à comunidade académica e científica na adoção de ambientes de trabalho colaborativo e garantir a manutenção das atividades letivas e da investigação, assim como promover o teletrabalho no momento excecional que o país enfrenta.

MCTESMinisterioCienciaTecno

 

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS