Workshop online (e gratuito) ajuda Crianças, Pais e Professores a lidar com o Cyberbullying

Nacionais
Tools
Typography

Teckies vai realizar, na próxima semana, uma série de workshops para ajudar a lidar e a combater o cyberbullying entre os jovens, problemática que pode crescer com o isolamento social, que leva os mais novos a passarem mais tempo no digital. Dividida em três sessões, para professores, pais e jovens, a iniciativa decorre online e é totalmente gratuita.

Que comportamentos são considerados cyberbullying, quais são os sinais de alerta, o que diz a legislação sobre este tipo de violência, como pode ser prevenida e como atuar nestas situações são algumas das temáticas que vão guiar os workshops, que visam consciencializar e traçar caminhos para a sua resolução. A sessão dirigida aos professores terá lugar dia 26 de maio, às 16h, com foco no trabalho a realizar em contexto escolar. Já os pais serão convidados a colocar-se no lugar dos filhos para melhor os entenderem, em dinâmicas de grupo que terão lugar no dia 27 de maio, às 17h. Dia 28 de maio, pelas 15h, decorre o workshop para jovens a partir dos 13 anos, onde estes vão aprender a proteger-se e a cuidar dos que lhes são próximos.

"As tecnologias têm tido um impacto muito positivo nas nossas vidas, mas, pelo fácil acesso e abrangência, também ampliam e propagam mais facilmente as coisas menos positivas. Por isso, é preciso estar alerta e saber como agir nestas situações, que podem ser altamente prejudiciais para os jovens. Esta é uma problemática que deve envolver toda a sociedade, mas sobretudo pais e professores, que estão mais próximos das crianças e melhor as podem acompanhar", refere Jéssica Portugal, gestora de projeto na Teckies.

Apesar de ser uma realidade há vários anos, a pandemia e consequente confinamento podem estar a acentuar esta problemática: "Já em 2019 um estudo da UNICEF, que envolveu 30 países, indicava que uma em cada três crianças afirmava ter sido vítima de cyberbullying e uma em cada cinco tinha mesmo deixado de ir à escola. É um número alarmante e que, infelizmente, tem um forte potencial de crescimento nesta fase em que as crianças estão a passar mais tempo online. Qualquer comportamento agressivo que vise manipular, prejudicar ou maltratar o outro, de forma repetida e intencional, figura um caso de cyberbullying e deve ser referenciado", afirma.

As sessões serão orientadas por Jéssica Portugal, formada em Psicologia Clínica, e Mariana Nunes, licenciada em Educação e Formação e também gestoras de projeto na start-up. Apesar de gratuita, a participação requer inscrição prévia, que deve ser realizada online.

WORKSHOP PARA PROFESSORES | 26 de maio, 16H | Inscrições aqui
WORKSHOP PARA PAIS | 27 de maio, 17H | Inscrições aqui
WORKSHOP PARA JOVENS | 28 de maio, 15H | Inscrições aqui

Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

The Square

WorkshopCyberbullying1WorkshopCyberbullying2

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS