AHRESP | Covid -19: Boletim Diário - Informações e Esclarecimentos

Nacionais
Tools
Typography

CE aprova auxílios estatais para os Açores - A Comissão Europeia (CE) aprovou dois regimes de auxílios portugueses destinados a preservar o Emprego nos Açores durante a pandemia de coronavírus, com um orçamento total combinado de 43 milhões de euros, por forma a “compensar as despesas com salários das empresas que operam nos Açores que, sem esses auxílios, iriam despedir trabalhadores por causa da pandemia de coronavírus e das medidas de emergência adotadas pelo Estado a esse respeito”. Consulte o Site AHRESP.

Banco de Portugal confirma redução sem precedentes nos pagamentos de abril - O impacto negativo da pandemia no turismo foi mais evidente no passado mês de abril, com os levantamentos efetuados por estrangeiros em Portugal a cair 67%, com menos 743 mil operações, o que equivaleu a menos 62,3% em termos de valor (-80,9 milhões de euros). Quanto às compras com cartão, em termos absolutos, a restauração foi o setor mais afetado, com reduções de -354,4 milhões de euros (-85%). Percentualmente, o setor mais afetado foi o alojamento, registando uma variação negativa de -97%. Consulte o Site AHRESP.

Presidente da República promulga proibição de festivais até 30 de setembro - O Presidente da República promulgou o diploma que vem prever a regra geral de proibição de realização de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro de 2020. Admite-se porém, que possam excecionalmente ter lugar, desde que seja com lugares marcados e lotação especificamente definida pela Direção-Geral da Saúde. Consulte o Site AHRESP.

Medidas AHRESP

Seguros de Crédito – Confederações escrevem ao Ministro das Finanças – A AHRESP tem defendido a intervenção do Estado para que garanta uma cobertura de risco às seguradoras de crédito, e assim se resolver o problema das muitas empresas que se estão a deparar com situações de dificuldade na obtenção de seguros de crédito, e com a redução dos seus plafonds. Nesse sentido, esta preocupação foi objeto de uma carta conjunta assinada pelas Confederações Patronais e dirigida ao Ministro das Finanças. Consulte o Site AHRESP.

Regras para Parques de Campismo - A AHRESP preparou um documento com normas de autorregulação para os parques de campismo, tendo remetido o documento à Secretaria de Estado do Turismo. Na presente data, ainda se aguarda a validação dessas regras. No entretanto, os parques de Campismo consideram-se vinculados à orientação 08/2020 da DGS emitida para hotéis e outros alojamentos. Consulte o Site AHRESP.

Animação Noturna/Boas Práticas – A AHRESP incluiu no seu Programa de Capitalização para as Empresas do Canal Horeca um capítulo específico para o Setor da Animação Turística, entre outros. Nele consta um conjunto de regras de Boas Práticas que a serem observadas, deviam proporcionar ao governo com segurança para os utilizadores, uma reabertura das atividades muito em breve. Essas medidas podem ser consultadas no Site da AHRESP onde se pode encontrar o referido Programa de Capitalização na íntegra. Consulte o Site AHRESP.

AHRESPAHRESP

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS