FCT NOVA convida Estudantes de todo o País a participar em Feira Virtual

Nacionais
Tools
Typography

O encontro que no ano passado reuniu 6 mil alunos no campus da faculdade estreia-se no formato virtual, em consequência da COVID-19. Na feira virtual os jovens vão ser convidados a trocar impressões com professores e alunos. É nesta altura do ano que estudantes e pais definem um curso superior.

A FCT NOVA - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa está a promover uma feira virtual para dar a conhecer a faculdade e os seus cursos a novos alunos. O encontro acontece nos dias 4 e 5 de junho e é um convite aberto a todos os estudantes. 

Perante a impossibilidade de receber os jovens ao vivo no campus da Caparica para a 14.ª edição da Expo FCT – evento anual de apresentação da faculdade e da sua oferta educativa que, em 2019, recebeu 6 mil estudantes –  a FCT NOVA adaptou-se aos novos tempos. O encontro será online e dará oportunidade aos estudantes pré-universitários de esclarecerem dúvidas diretamente com professores e alunos que frequentam a FCT NOVA. 

“É a oportunidade que oferecemos a alunos, pais e professores do secundário para a partir de casa (de qualquer parte do mundo) esclarecerem dúvidas acerca dos cursos e da vivência universitária na FCT NOVA”, explica a professora Fátima Rodrigues, subdiretora da FCT NOVA para a Divulgação de Ciência e Tecnologia. 

É entre as 16h e as 18h, dos dias 4 e 5 de junho, que estarão a decorrer as apresentações dos 18 cursos de licenciatura e mestrado integrado que a faculdade tem para oferecer. Das engenharias (de Civil, Ambiente, Materiais, Informática, de Micro e Nanotecnologias até à Gestão Industrial para nomear algumas), passando pela Matemática, Química e Biologia até à Conservação-Restauro: a oferta de cursos é vasta. 

Esta não é apenas uma plataforma de chat, esclarece Fátima Rodrigues: “Trata-se de uma primeira aproximação dos alunos à faculdade que lhes transmite confiança e informação. Nesta altura, muitos jovens aconselhados por pais e professores estão a delinear o seu futuro e saber o que existe no mercado, quais a possibilidades de carreira e o que diferencia cursos com o mesmo nome, em instituições diferentes, é primordial para uma escolha consciente.” A inscrição neste encontro faz-se através do site da Feira Virtual (https://feiravirtual.fct.unl.pt/) e cada aluno pode inscrever-se nas apresentações que desejar. 

Mas há mais para conhecer através da feira: é possível perceber, com casos concretos, como é que estes cursos e profissões podem acrescentar valor à comunidade. Os projetos de ajuda no combate à pandemia Covid-19 promovidos ou apoiados pela FCT NOVA são exemplo. Desde o fabrico de máscaras, à produção de gel desinfetante, passando pela realização de testes de despistagem até à criação de ventiladores minimalistas, a faculdade contou com a participação de docentes, investigadores e alunos nas iniciativas. 

Com 65 hectares de área onde se encontram 23  edifícios, FCT NOVA conta com 150 salas de aula, 420 laboratórios, um parque de ciência e tecnologia (Madan Parque) e outras infraestruturas de apoio que vão desde minimercados a uma creche e uma residência para estudantes. É o maior campus do país e um dos maiores da Europa.   

Sobre a FCT NOVA

A FCT NOVA - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa é uma das principais faculdades de Engenharia, Ciências e Tecnologia de Portugal, reconhecida pelo seu carácter inovador, imersa num ecossistema empreendedor que se caracteriza pela forte ligação ao tecido empresarial e pela sua comunidade de startups. Fundada em 1977, na zona da Caparica, o campus universitário é o maior do país, com cerca de 8000 estudantes, 500 docentes, 1090 investigadores, 1180 projetos e 200 funcionários. O reconhecimento da sua oferta educativa traduz-se pelo preenchimento a 100% das vagas que oferece e é repercutido no índice de empregabilidade de 98%. O perfil diferenciador da FCT NOVA caracteriza-se também pela resposta à dinâmica e exigência do mercado de trabalho, valorizando a integração das soft skills na sua dimensão pedagógica, através do Perfil Curricular FCT NOVA. 

A FCT NOVA acolhe 16 centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A qualidade científica reflete-se também na produção científica, com publicações no TOP 10 das principais revistas internacionais da especialidade, sendo o espaço de ensino português com maior concentração de laboratórios CoLABs e Bolsas European Research Council (ERC). O resultado deste desempenho é a integração da faculdade na prestigiada rede de universidades tecnológicas CESAER e em consórcios com universidades europeias e dos EUA, desde a CMU à MIT. 

Além dos 15 hectares construídos, a FCT NOVA vai expandir-se para os 17 hectares restantes, uma expansão que inclui a infraestrutura de ciência e tecnologia Madan Parque. Os planos de expansão demonstram que a FCT NOVA é uma escola orientada para o futuro, sempre baseada numa investigação internacional de vanguarda. 

Mais informações no site da FCT NOVA: https://www.fct.unl.pt/pt-pt

CorpcomFeiraVirtualFCTNova

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS