'Too Good To Go' dá-nos dicas para um Verão Desperdício Zero

Nacionais
Tools
Typography

A alimentação sustentável requer o combate ao desperdício alimentar. Dar uma nova oportunidade aos alimentos antes de os deitar fora é um bom começo. A Too Good To Go deixa-nos algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos, no verão. #VerãoZeroDesperdício.

No Verão, é possível que ocorra algum desperdício extra. Transportamos comida para a praia, parques, e as refeições que preparamos permanecem muito tempo ao calor, acabando muitas das vezes por nem serem consumidas. Segundo o PERDA estima-se que por ano, os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida por ano, por pessoa. Sendo que as famílias desperdiçam 324 mil toneladas. Apesar de estes já serem números antigos o cenário actual não deverá ser muito diferente, mas este é um número que podemos, juntos, combater. 

"Reduzir o desperdício alimentar é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reverter o aquecimento global". Chad Frischmann, Reconhecido Ambientalista.

A aplicação de combate e consciencialização contra o desperdício alimentarToo Good To Go, deixa-nos dicas simples e práticas para reduzir o desperdício alimentar no verão.

Durante os próximos meses a Too Good To Go dará algumas dicas através do seu blog e instagram para um #VerãoZeroDesperdício. Pequenos passos e mudanças de comportamento que nos podem ajudar a evitar o desperdício de alimentos, economizar dinheiro e preservar o planeta. 

Segundo um questionário que a Too Good To Go fez aos seus utilizadores em Maio, que se focava em questões de níveis de consciência de desperdício alimentar, a empresa de impacto social, conseguiu apurar que 53.1% dos seus "Waste Warriors" se assume muito consciente da quantidade de comida que desperdiça, sendo que 18.2% afirmou que não desperdiça comida. E apenas 3.6% assume que não tem consciência da quantidade de alimentos que desperdiça, mas admite também que quer mudar e aumentar os seus níveis de percepção, em relação ao desperdício alimentar.

Os consumidores podem fazer uma grande diferença!
Enquanto consumidor, tenha opções de compra mais conscientes. Pequenas alterações de comportamento e atitudes, podem, não só reduzir o desperdício, como também o impacto ambiental, social e económico.

Economize nas listas de compras
Planeie as suas compras antecipadamente, apesar de não ser uma dica nova, nem sempre a colocamos em prática. As listas são uma excelente ajuda para não comprar mais do que pode, ou vai, consumir.
Seja criativo com o que tem em casa. Coma alimentos que já estão no seu frigorífico antes de comprar mais ou preparar algo novo. Essa atitude vai permitir-lhe economizar tempo, dinheiro e o ambiente. No verão, saladas, são sempre uma opção fresca, fácil e que permite aproveitar muito excedente alimentar.
No supermercado opte por produtos em promoção ou até mesmo em limite de prazo de validade, principalmente para as refeições que vai preparar nesse dia.

Opte por produtos de Época
Julho é o mês dos frutos e legumes como a Amora, Melão, Alperce, Melancia, Curgete, Feijão-verde, Pimentos e Beldroegas. Se tiver oportunidade, opte por comprar produtos de época e locais. Ao compararmos de forma local e sazonal estamos a contribuir para a sustentabilidade económica da nossa comunidade, do nosso país e do ambiente, ao reduzirmos o caminho percorrido do "prado ao prato".

A Too Good To Go, deixa-lhe uma receita zero desperdício que pode, também, adaptar a outras frutas maduras que tenha por casa (mesmo que não sejam de época o importante é não desperdiçar).

Sorvete de sobras de fruta
Ingredientes:

  • Melancia madura (1 fatia)
  • Polpa de laranja (sobras de sumo de laranja)
  • 1 kiwi
  • Sumo de 1/2 limão
  • Açúcar amarelo - opcional

Materiais necessários:

  • Molde para sorvetes
  • Pauzinhos de madeira

Como se faz:

  • Descascar os kiwis e cortar em fatias finas. Guardar a casca.
  • Cortar a restante fruta em cubos. Adicionar a casca dos kiwis e o sumo de limão e triturar tudo na trituradora ou com varinha mágica. (Se quiser pode adicionar açúcar, faça-o agora)
  • Humedecer o interior dos moldes e levar ao congelador - se não o fizer, as fatias de fruta não aderem ao molde.
  • Colocar as fatias de kiwi no molde.
  • Depois, verter a mistura de fruta para cada molde e deixar no congelador. Passados 30 minutos, insira um pauzinho de madeira em cada molde.
  • Voltar a colocar os moldes no congelador durante 3-4 horas (ou até ficar congelado).
  • Para retirar os gelados do molde, coloque parcialmente em água quente durante alguns segundos.

E, Voilá! Refresque-se com este sorvete anti-desperdício.

Acompanhe todas as dicas e receitas para um #VerãoZeroDesperdício, no instagram e no blog da Too Good To Go
E, lembre-se que pode sempre utilizar a aplicação Too Good To Go para salvar comida do desperdício ao adquirir, a preços mais acessíveis, refeições de variados estabelecimentos - restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, entre outros - excedentes alimentares que simplesmente não foram vendidas dentro do horário de expediente, ou que, no caso de por exemplo os supermercados já estão em aproximação de final de prazo de validade. E assim, com apenas alguns cliques ajudar a preservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2.

Os números actuais apontam para 88 milhões de toneladas de desperdício de comida por ano na Europa e cerca de 1 milhão em Portugal. A Too Good To Go pretende também alertar para a necessidade de pormos em prática, novos comportamentos de consumo e um lifestyle mais consciente, comportamentos de compra que devem ser encarados como opções de rotina e de hábitos próprios de uma mentalidade de um consumidor consciente da importância do seu papel numa economia circular.

TooGoodToGoGeladoTooGo

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS