AHRESP | BDA 12.10.2020 - Orçamento de Estado

Nacionais
Tools
Typography

Startups podem apresentar os seus projetos no Net Me Up! - Já se encontram abertas as candidaturas para o NET ME UP!, um programa de networking que tem por missão apoiar e alavancar empreendedores e startups ligadas ao Turismo, preferencialmente instaladas no Baixo Alentejo e Algarve, ainda que esteja aberto a participantes de outras zonas do país. O primeiro pitch decorre já no dia 14 de outubro a bordo de uma embarcação em Albufeira, onde serão escolhidos projetos tecnológicos e não tecnológicos, que se insiram – preferencialmente – nas seguintes tipologias: 

  • Mobilidade e consumo sustentável, de empresas e turistas; 
  • Experiência seamless ao longo do ciclo de viagem do turista; 
  • Segmentação e personalização de estratégias digitais das empresas e dos destinos; 
  • Otimização das operações de negócio das empresas ao nível da gestão e comercialização; 
  • E valorização dos ativos estratégicos da Estratégia Turismo 2027. 

Os projetos selecionados podem ganhar 2000 euros e 6 meses de incubação nos Territórios Criativos, bem como o acesso a uma rede de parceiros, investidores e possíveis clientes. Consulte o Site AHRESP.

Forum internacional de turismo em Évora - Entre 5 e 6 de novembro decorre em Évora o “A World for Travel”, fórum internacional que reunirá os principais atores do turismo internacional. A iniciativa conta com a participação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Secretário-geral da ONU, António Guterres, e do Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) Zurab Poleskeva. Consulte o Site AHRESP. 

Territórios de fronteira com estratégia comum - Portugal e Espanha desenvolveram em conjunto uma estratégia para os seus territórios de fronteira. A Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (ECDT) vai abranger 1.551 freguesias portuguesas, abarcar uma área correspondente a 62% do território nacional e beneficiar diretamente mais de 1,6 milhões de portugueses. Segundo a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o objetivo é “pôr o Interior do país no centro do mercado ibérico, para criar uma nova centralidade económica e diminuir o abandono destes  territórios”. Parte das medidas serão financiadas pelos Planos de Recuperação e Resiliência dos dois países, do próximo quadro comunitário e de verbas geridas diretamente por iniciativas. Na área dos Centros Urbanos e Cultura estão previstos projetos de gestão conjunta de áreas transfronteiriças classificadas, estímulo de programas culturais partilhados e projetos turísticos de natureza. Consulte o Site AHRESP.

Mercado Global Online AHRESP - Desde a sua divulgação, no passado dia 20 de agosto, o Mercado Global Online da AHRESP já conta com centenas de adesões por todo o país, seja de empresas compradoras, seja de fornecedores. Neste Marketplace online, as empresas podem efetuar compras de produtos (alimentares e não alimentares) bem como serviços (técnicos e especializados) com crédito associado, que pode ir até 120 dias em condições financeiras únicas. Para ter acesso ao Mercado Global Online AHRESP, como comprador ou como fornecedor, basta registar-se na plataforma através da AHRESP. Consulte o Site da AHRESP.

Medidas AHRESP

Orçamento de Estado - A AHRESP considera que o Orçamento de Estado para 2021 (OE 2021) tem de conter medidas excecionais para as empresas da restauração e bebidas e do alojamento turístico, pois são das atividades económicas mais impactadas pela COVID-19. Nesse sentido, muitas são as medidas que a AHRESP tem apresentado ao Governo, todas elas da maior relevância, como seja a redução da carga fiscal, incentivos não reembolsáveis, iniciativas de dinamização ao consumo, entre outras. Especificamente para o OE 2021, a aplicação temporária da taxa reduzida de IVA nos serviços de alimentação e bebidas é a medida que as empresas identificam como a mais relevante.

Suspensão da caducidade da contratação coletiva – Na sequência do diploma que o Governo submeterá ao Parlamento, que pretende suspender temporariamente a caducidade da contratação coletiva, a AHRESP acompanha as preocupações já manifestadas por Confederações Patronais, entendendo que este tema deveria ser negociado em sede de Concertação Social. 

AHRESPAHRESP

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS