Dados da Pordata no Dia Internacional para Erradicação da Pobreza

Nacionais
Tools
Typography

Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se celebra hoje, dia 17 de Outubro, a Pordata https://www.pordata.pt/, base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, reuniu um conjunto de informação sobre a pobreza em Portugal.

São 12 destaques estatísticos que mostram, por exemplo, que:

  • Em Portugal, a esmagadora maioria da população com 65 ou mais anos seria pobre sem transferências sociais. Mesmo após transferências sociais, cerca de 17% vive numa situação de pobreza em 2018.
  • Entre 2007 e 2018, os mais jovens são o grupo etário que apresenta a taxa de risco de pobreza mais elevada, depois de transferências sociais. Embora 2018 seja o ano com a percentagem mais baixa, 18,5% dos menores de 18 anos estavam em risco de pobreza.
  • Cerca de um em cada três agregados domésticos de um adulto com uma ou mais crianças é pobre.
  • Por toda a UE27, o risco de pobreza é mais acentuado entre indivíduos sem escolaridade ou com um nível Básico de escolaridade. Em Portugal, cerca de um em cada quatro indivíduos com, no máximo, o 9º ano de escolaridade é pobre.
  • Em 2019, atingiu-se o valor mais baixo, em 16 anos, do número de pessoas em situação de carência económica ou de bens duradouros em Portugal.

Em Portugal, em 2019, uma em cada três pessoas não tinha capacidade para assegurar o pagamento de despesas inesperadas? No panorama europeu (EU27), em dois países, essa incapacidade atinge metade da população: Croácia e Letónia Nota: Por despesa inesperada considera-se uma despesa próxima do valor mensal do limiar de pobreza e o pagamento sem recurso a empréstimo.DadosPordata

Fonte: INE, Pordata

Link: https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+priva%c3%a7%c3%a3o+material+severa-2358

JLM&APordataFFMS

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS