APAV | Conferência ROAR: Desafios no apoio às Vítimas de Cibercrime

Nacionais
Tools
Typography

A CONFERÊNCIA ROAR: DESAFIOS NO APOIO ÀS VÍTIMAS DE CIBERCRIME REÚNE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, ACADEMIA, INDÚSTRIA, MÉDIA, FORÇAS DE SEGURANÇA, AUTORIDADES JUDICIÁRIAS E DECISORES POLÍTICOS DE TODA A EUROPA E PROPÕE-SE A AVANÇAR RECOMENDAÇÕES SOBRE COMO MELHOR ATUAR NA PREVENÇÃO DA CIBERCRIMINALIDADE E NO APOIO PRESTADO ÀS VÍTIMAS DESTES CRIMES.

Mais de 50% da população mundial tem, nos dias de hoje, acesso à internet e o número cresce, diariamente, em cerca de um milhão de pessoas. Num mundo cada vez mais globalizado e "online", os riscos de vitimação exponenciam-se. Estima-se, por isso, que pelo menos, um milhão de pessoas é, diariamente, vítima de cibercriminalidade, embora muitos ataques passem despercebidos.

A cibercriminalidade tem-se alastrado a todas as áreas do crime. Tendo em conta a expressão do fenómeno e a sua complexa e acelerada evolução, é premente uma resposta concertada de todas as partes interessadas.

Assim, deverão unir-se esforços e competências de Estados, indústria, academia, média, órgãos de polícia criminal, autoridades judiciárias e sociedade civil no combate ao cibercrime, apostando na prevenção e mitigação dos seus efeitos, garantindo investigações criminais eficazes e prestação de apoio especializado às vítimas.

Foi neste contexto que nasceu o Projeto ROAR: Empoderamento das vítimas de cibercrime, cujo objetivo central assentou na prevenção, promoção da denúncia e no aperfeiçoamento do apoio e proteção prestados às vítimas de cibercriminalidade.

A Conferência ROAR: Desafios no apoio às vítimas de cibercrime é uma das principais atividades do projeto ROAR e terá lugar no dia 3 de novembro de 2020 no edifício sede da Altice Portugal, em Lisboa. Poderá conhecer melhor o projeto e a parceria envolvida aqui e caso pretenda participar na Conferência inscreva-se aqui.

ROAR: Empoderamento das vítimas de cibercrime, é um projeto cofinanciado pelo Fundo para a Segurança Interna - Polícia da União Europeia e coordenado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – APAV, em parceria com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Altice Portugal, a Equality and Human Rights Action Centre Romania (ACTEDO) e a Weisser Ring Germany.

APAVConferenciaROARAPAV

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS