Banner Alto Página

APREN | Webinar "A Estratégia Nacional para o Hidrogénio em debate"

Nacionais
Tools
Typography

"A Estratégia Nacional Para o Hidrogénio em debate" é o tema do webinar que está marcado para a tarde de 9 de dezembro. Esta é uma iniciativa conjunta da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis e da  AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio, com o apoio institucional da DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia.

A abertura, marcada para as 14h15m, será assegurada pelo presidente da AP2H2, Campos Rodrigues, a que se seguirá a intervenção do diretor-geral da DGEG, João Bernardo, e do Presidente da APA, Nuno Lacasta.

Às 14h45 a DGEG apresenta a versão final da Estratégia Nacional para o Hidrogénio. O tema será mote para um debate, seguido de um painel dedicado à legislação e regulamentação para a Economia do Hidrogénio. No decorrer do webinar serão ainda apresentados quatro projetos pioneiros do hidrogénio em Portugal utilizando tecnologias com características diferentes.

No encerramento da sessão estão previstas intervenções do presidente da APREN, Pedro Amaral Jorge, e do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

O webinar será transmitido via Microsoft Teams. Programa completo e inscrições disponíveis através do site da APREN.

Contexto:

O hidrogénio, em complemento com soluções de eletrificação direta dos usos e consumos de energia, desempenhará um papel fundamental na descarbonização da economia, em particular nos setores que atualmente dispõem de poucas opções tecnológicas para a eletrificação direta no curto-médio prazo, nomeadamente indústria e transporte de longo curso.

Para promover e dinamizar a produção e o consumo de hidrogénio verde nos vários setores da economia, impulsionando uma verdadeira economia de hidrogénio em Portugal, foram fixadas metas e objetivos ambiciosos, mas realistas, de incorporação de hidrogénio nos vários setores da economia na estratégia no Plano Nacional do Hidrogénio aprovado este ano.

Esta estratégia encontra-se totalmente em linha com os desígnios da Estratégia Europeia do Hidrogénio para a neutralidade climática, que ambiciona explorar o potencial do hidrogénio limpo para ajudar o processo de descarbonização da economia da UE de uma forma eficaz em termos de custos, contribuindo ainda para a recuperação dos efeitos económicos da COVID-19.

A concretização de um projeto âncora de grandes dimensões à escala industrial de produção de hidrogénio verde em Sines, com uma capacidade de 1 GW em 2030, complementado com projetos de menor escala a desenvolver e instalar ao longo de todo o país,  serão fundamentais  para criar a base para uma economia com o hidrogénio em Portugal, que beneficiará da competitividade dos custos de produção de eletricidade com base em  energia renovável e da localização estratégica e das condições existentes em Portugal.

APREN WebinarHidrogenio

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS