15.º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global - Risco Vascular e Covid-19 em Debate

Nacionais
Tools
Typography

Os doentes portadores de doença cardiovascular estão entre os grupos considerados de risco para a COVID-19. Este vai ser um dos temas em análise e de destaque no 15º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global (RCVG), organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) e a realizar nos próximos dias 26, 27 e 28 de fevereiro.

De acordo com o Dr. Vítor Paixão Dias, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, “As infeções víricas e/ou bacterianas são muitas vezes o gatilho para desencadear a descompensação de doentes com fatores de risco ou doença vascular, muitos dos quais estavam perfeitamente estáveis até então. O vírus SARS-Cov-2, responsável pela COVID19, não é diferente, e o facto de até há muito pouco tempo não haver profilaxia, a não ser as medidas higieno-sanitárias, constitui um óbvio obstáculo à contenção e controlo da doença e das suas complicações”.

E acrescenta “O risco de complicações relacionadas com a COVID-19 é substancialmente maior naquelas pessoas que, de base, já têm um maior risco. O prognóstico é portanto pior nestas pessoas. Os fatores de risco vascular, com particular destaque para a Hipertensão Arterial e a Diabetes Mellitus, conferem maior risco de complicações e mortalidade nos doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2”.

No decorrer do congresso virtual vão ser analisados e debatidos diversos temas com destaque para “Os novos medicamentos cardiovasculares que também reduzem a glicemia” ou “Abordagem do doente com HTA e comorbidades”. Do programa faz parte também o “Simpósio Luso Brasileiro – Hipertensão e Diabetes - o que orientam as diretrizes” e o “Simpósio Luso-Húngaro: Rastreio de pressão arterial de larga escala na Hungria - Primeiros resultados do Registo Húngaro de Hipertensão 2018-2022; Hipertensão e função cognitiva - para além da redução da pressão arterial; A Aspirina é um amigo ou um inimigo na redução do risco cardiovascular?; Hipertensão e DPOC na COVID-19”, com oradores internacionais.

O programa pode ser consultado aqui

Sobre o 15º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global (RCVG), o Prof. Dr. Luís Bronze, Presidente da Comissão Organizadora conclui que “apesar das contingências, irá ser um congresso excitante, inovador e, pela primeira vez na sua história, com inscrições livres para todos”.

Os interessados podem fazer a sua inscrição em: 15º Congresso Português de Hipertensão » Formulário de Registo (pcoveranatura.com) 

CFCongressoHipertensao1

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS