Universidade Católica | Aulas Abertas da Escola das Artes exploram Mundo do Som

Nacionais
Tools
Typography

Artistas, investigadores e performers internacionais irão refletir sobre perfil transversal do som como instrumento funcional na cultura atual.

A Escola das Artes (EA) da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, prepara-se para lançar uma nova edição das Aulas Abertas. Com o mote “Conhecer através do som”, o programa, que arranca já a 25 de fevereiro e se prolonga até junho, visa abordar o som como um conjunto de práticas que podem emergir, conduzir ou simplesmente fazer uso do som como ferramenta de construção do mundo na Política, Filosofia, Geografia, Engenharia, Poesia, Ecologia e Arte. Refira-se que todas as sessões serão abertas ao público em geral e terão transmissão online em direto no site e nas redes sociais, a partir da Escola das Artes. Quando a situação pandémica o permitir, o programa decorrerá também presencialmente no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes.

Com o objetivo de explorar um perfil transversal do som como instrumento funcional na cultura contemporânea, as sessões contam com vários artistas, investigadores e performers internacionais de referência na área, como Salomé Voegelin, Steve Goodman / Kode9, Tarek Atoui, Florian Hecker e Vincent Moon, entre outros. “A Ambiência é uma Realidade Material”, “Conhecer a Partir do Invisível”, “Ruído e a Arte do Cérebro sem Órgãos” e “O Som Pode Ser um Objeto” são apenas alguns dos temas que serão explorados nesta edição. O programa desta edição, que conta com a curadoria de Diogo Tudela e José Alberto Gomes, arranca no dia 25 de fevereiro, às 18h30, com a Aula Aberta (On-Line Lecture – indicação que assinala as sessões em que os convidados participarão por videoconferência, não estando fisicamente presentes na EA) de Delfim Sardo, intitulada “A Ambiência é uma Realidade Material”.

A primeira sessão coincide com a inauguração, também online, de uma instalação sonora e espacial, que será transmitida imediatamente a seguir:  “Partituras & Objectos” é resultado do trabalho do artista Pedro Tudela, realizado durante 2020, em colaboração com alunos do mestrado em Som e Imagem e do doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes da EA. Mais informações sobre o programa de Aulas Abertas 2021 da EA estão disponíveis aqui.

Central de InformaçãoArtePensamentoCatolica

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS