Oeiras Ignição Gerador: começa já na quinta-feira o Festival que Debate o Estado da Arte da Cultura em Portugal

Nacionais
Tools
Typography
  • O festival online Oeiras Ignição Gerador realiza-se entre os dias 20 e 22 de maio e junta mais de 50 autores nacionais e internacionais para responderem à pergunta "Há uma nova oportunidade para a cultura agora?".

  • Pilar del Río, Gonçalo M. Tavares, David Throsby, Catarina Vaz Pinto, Nuno Centeno, Beatriz Gomes Dias, Jorge Barreto Xavier, Inês de Medeiros, Martim Sousa Tavares, Tiago Guedes, Cláudia Lucas Chéu, John Romão e Welket Bungué são alguns dos nomes presentes.

O Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, realiza online, a partir de quinta-feira, dia 20 de maio e até sábado, dia 22, o festival Oeiras Ignição Gerador. Um evento, organizado em parceria com o Município de Oeiras, candidato à capital europeia da cultura em 2027, que junta várias personalidades nacionais e internacionais para debaterem as novas oportunidades para a cultura no pós-pandemia.

O festival, que será transmitido no site do Gerador (www.gerador.eu), tem três palcos virtuais: o Palco Ignição, palco principal que recebe conversas temáticas, entrevistas e masterclasses; o Palco Gerador, com concertos e performances; e o Palco Oeiras 27, dedicado à candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027, que conta com artistas e entidades locais.

No dia 20 de maio o festival abre com a intervenção de Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras. Ainda nessa manhã, Tiago Sigorelho, Presidente do Gerador, apresenta os resultados do Barómetro Gerador Qmetrics, o estudo anual sobre a perceção da cultura em Portugal que chega, em 2021, à terceira edição. 

O dia é, depois, preenchido com debates dedicados ao momento que o setor cultural atravessa. Reflexões como o estado atual da cultura, as consequências da pandemia para o setor, uma nova política na cultura ou o futuro da música para as novas gerações, contam com personalidade como: Jorge Barreto Xavier, Leonel Moura, Catarina Vaz Pinto, Afonso Cruz, Nuno Centeno, Emília Ferreira, Beatriz Gomes Dias, José María Lassalle, antigo Secretário de Estado de Espanha, Inês de Medeiros, João Barradas, Surma e Martim Sousa Tavares. 

No segundo dia, 21 de maio, a programação do Palco Ignição é dedicada a entrevistas temáticas com personalidades referência da cultura: "O papel das mulheres na cultura" com Pilar del Río, "Os novos caminhos para a arte" com John Romão e a "A literatura depois da pandemia" com Gonçalo M. Tavares. Ainda neste dia é possível assistir a duas conversas, uma dedicada aos alicerces da cultura com Simonetta Luz Afonso, Luís Sousa Ferreira e Vítor Belanciano e outra dedicada à arquitetura comunitária com o Coletivo Warehouse e as arquitetas Ana Jara e Catarina Almeida Brito. 

No último dia, 22 de maio, o Palco Ignição conta com masterclasses com personalidades, como o reconhecido David Throsby, especialista em economia cultural, Shahd Wadi, investigadora em assuntos palestinianos e o jornalista Rui Pereira. Também está programada uma conversa sobre o futuro do teatro na era digital com Cláudia Lucas Chéu, Tiago Guedes e Eduardo Breda e uma entrevista ao realizador e ator Welket Bungué, dedicado à diversidade na cultura. 

O Palco Gerador contará, nestes três dias, com concertos e performances em formatos inovadores, como o espetáculo de teatro digital criado em exclusivo para o festival, com Eduardo Breda e João Pedro Fonseca, os concertos de Meta Monada e Marinho e o DJ Set de La Flama Blanca.

O Palco Oeiras 27, por sua vez, será exclusivamente dedicado ao município de Oeiras. No dia 21 serão discutidos os pilares da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027, poesia, património e indústrias criativas, com a presença de personalidades como Alexandre Cortez, músico e fundador dos Rádio Macau, Tito Couto, Filipe Leal, coordenador do eixo Poesia da Candidatura Oeiras 27, Catarina Valença, fundadora da SPIRA, entre outros. 

No recinto virtual do festival que, pelo segundo ano, reinventa a experiência de um festival de verão no digital é ainda possível visitar uma zona de restauração com entrega de comida e bebida em casa, conversar com outros festivaleiros, logo após os debates do palco principal, num espaço virtual dedicado ou apresentar um projeto próprio num Palco Aberto. 

Consulte a programação completa aqui.

Os bilhetes para o festival Oeiras Ignição Gerador estão à venda no site do Gerador (www.gerador.eu). É possível comprar um passe para todos os dias a 9 euros (preço geral) ou a 3 euros, preço especial para Sócios Gerador e moradores do município de Oeiras. 

CorpcomOeirasIgnicaoGerador

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS