Ainda pode participar no Coastwatch e ajudar a Limpar a Costa Portuguesa

Nacionais
Tools
Typography
- Até 15 de junho ainda pode inscrever-se nas caminhadas Coastwatch à beira-mar, de norte a sul do país e nas ilhas
- O projeto Coastwatch incentiva à realização de percursos a pé pela costa portuguesa para observação e registo de informações ambientais e recolha de resíduos
 

Até dia 15 de junho ainda é possível associar-se ao Coastwatch, um projeto europeu de educação ambiental para a sustentabilidade, voluntariado e ciência cidadã, coordenado em Portugal pelo GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, que apela à realização de caminhadas em zonas costeiras portuguesas, tais como praias, estuários ou lagoas, para observação e registo de dados ambientais com os materiais do projeto e recolha de resíduos. 

Para participar e ter um papel ativo na monitorização ambiental da zona costeira portuguesa, deve preencher o formulário de inscrição, disponível no site do GEOTA, onde poderá escolher a zona costeira que pretende monitorizar através de um mapa e aceder aos materiais do projeto (fichas de biodiversidade, questionários ambientais adaptados a diferentes faixas etárias e a App Geota Questionários).

"Queremos incentivar as pessoas a realizar caminhadas à beira-mar com o Coastwatch e a ajudar a preservar o ambiente. Quem se inscreve, pode escolher a zona costeira que quer percorrer e recolher dados ambientais que contribuem para o estudo das zonas costeiras e resíduos. Durante os percursos à beira-mar podem registar informações importantes sobre animais, algas e plantas e também eventuais contaminações de poluição e lixo marinho. Ao participarem, podem identificar perigos iminentes como a erosão, perda de biodiversidade e pressão humana, que mais tarde são identificados e estudados", explica Carla Pacheco, da Equipa do projeto Coastwatch do GEOTA.

O projeto Coastwatch assinala 31 anos de atividade com a participação e empenho de milhares de cidadãos que ao longo destes anos percorreram a costa portuguesa a pé, recolheram importantes dados ambientais e muitos resíduos.

The SquareLimparCosta1LimparCosta2LimparCosta3LimparCosta4

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS