Surfista 'Miguel Blanco' junta-se ao Programa Atlantis

Nacionais
Tools
Typography

É no dia 8 de Junho, o Dia Mundial dos Oceanos, que o surfista Miguel Blanco se junta ao Programa Atlantis como embaixador, dando o seu contributo para a grande missão do projecto: "Conhecer o mar para inspirar a cuidar". No dia 17 de Junho, o bicampeão nacional mergulha com o grupo de 20 alunos do 8º ano da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra, na última sessão de mergulho livre dos alunos, fechando a primeira edição do Programa Atlantis.

Aos 25 anos e com um percurso de sucesso no surf nacional e internacional, Miguel Blanco é conhecido como o "surfista ecológico", devido às ações de consciencialização e proteção do mar, que considera ser a sua "segunda casa". Acreditando que um surfista é como um embaixador natural do oceano, a necessidade de criar uma sinergia entre o surf e a ecologia surgiu durante uma viagem a Bali, na Indonésia, em 2016, quando se apercebeu da enorme quantidade de lixo, maioritariamente plástico, que se encontrava no mar e na praia circundante. Desde então, tem tido uma participação ativa em inúmeros projetos ambientais, dando voz à sensibilização para a poluição nos oceanos, sendo esta uma das suas principais missões.

O surfista ambientalista Miguel Blanco junta-se ao Programa Atlantis no dia 8 de junho – o Dia Mundial dos Oceanos - tornando-se um importante parceiro para o Programa conhecido por promover de uma forma inovadora e pioneira no nosso país, a Literacia do Oceano, a partir da combinação do mergulho livre com a educação ecológica e o desenvolvimento humano. No dia 17 de Junho, a primeira edição do Programa Atlantis chega ao fim com a sessão de mergulho livre de Miguel Blanco com o grupo de 20 alunos do 8º ano da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra.

Miguel Blanco explica "Acredito que o Programa Atlantis pode ajudar a consciencializar e a inspirar para a ação das gerações futuras. Sendo a Violeta Lapa mergulhadora, terapeuta e educadora aquática, e eu surfista, assim como as diversas pessoas envolvidas neste projeto, todos temos contacto direto com o Oceano e, portanto, acho que somos nós que devemos ter a maior voz. Se não formos nós a cuidar do Oceano, quem será?" e ainda "não podemos apenas tirar as coisas do Oceano. É altura de darmos de volta. Eu passo tanto tempo no mar e, nesta equação, ele já me deu tantas coisas, que esta é a minha forma de dar de volta", conclui o surfista e novo embaixador do Programa Atlantis.

O primeiro programa de educação ecológica subaquática para escolas teve início a 15 de Março e abrange 470 alunos de Sesimbra entre sessões de freediving, limpeza de praia e palestras com especialistas. No dia 10 de Junho, o Workshop "De Corpo e Alga", na Praia do Ouro em Sesimbra, será conduzido por um biólogo marinho especializado em algas, que irá mergulhar para fazer a recolha das mesmas e partilhar informações sobre o seu valor nutricional e como as podemos introduzir na alimentação. O chef Francisco Basílio está depois encarregue de cozinhar e dar a provar as algas.

Através da sua metodologia, o Programa Atlantis pretende despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e descobrir novas competências pessoais, quer nos alunos, quer nas comunidades onde vivem e nas relações que estabelecem à sua volta.

MediaSoundsMiguelBlancoSurfista

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS