AHRESP - BDA 22.07.2021 | Plano de Amortização a Longo Prazo para Empréstimos Bancários ao Abrigo da Moratória

Nacionais
Tools
Typography

Estado de calamidade prolongado até 8 de agosto – O Conselho de Ministros aprovou ontem a resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o território nacional continental até às 23:59h do dia 8 de agosto de 2021 e altera as medidas aplicáveis a determinados concelhos. Tomando por base os dados relativos à incidência por concelho, à data de 21 de julho, foram introduzidas alterações no que respeita aos municípios abrangidos por cada uma das fases de desconfinamento:

  • As medidas de risco elevado aplicam-se aos municípios de Águeda, Alcobaça, Alcoutim, Amarante, Anadia, Arruda dos Vinhos, Avis, Barcelos, Bombarral, Braga, Cadaval, Caldas da Rainha, Cantanhede, Cartaxo, Castelo de Paiva, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Constância, Elvas, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Guarda, Guimarães, Leiria, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-o-Novo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Óbidos, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes de Coura, Penafiel, Porto de Mós, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santa Maria da Feira, Santarém, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Serpa, Torres Vedras, Trofa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa e Vizela;
  • As medidas de risco muito elevado aplicam-se aos municípios de Albergaria-a-Velha, Albufeira, Alcochete, Alenquer, Aljustrel, Almada, Amadora, Arraiolos, Aveiro, Azambuja, Barreiro, Batalha, Benavente, Cascais, Espinho, Faro, Gondomar, Ílhavo, Lagoa, Lagos, Lisboa, Loulé, Loures, Lourinhã, Lousada, Mafra, Maia, Matosinhos, Mira, Moita, Montijo, Nazaré, Odivelas, Oeiras, Olhão, Oliveira do Bairro, Palmela, Paredes, Pedrógão Grande, Peniche, Portimão, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São Brás de Alportel, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Tavira, Vagos, Valongo, Vila do Bispo, Vila Franca de Xira, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real de Santo António e Viseu;
  • Aos restantes municípios aplicam-se as regras da fase 1.

Entram em alerta os municípios de Aljezur, Almeirim, Almodôvar, Amares, Beja, Bragança, Celorico de Basto, Cinfães, Cuba, Entroncamento, Esposende, Évora, Freixo de Espada à Cinta, Mealhada, Miranda do Douro, Mirandela, Montalegre, Moura, Odemira, Oliveira de Azeméis, Pombal, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Resende, São João da Pesqueira, Tomar, Torres Novas, Vale de Cambra, Vila Pouca de Aguiar. Aguarda-se agora a publicação da respetiva resolução que consagrará as presentes alterações.

No dia 27 de julho irá decorrer uma reunião entre o Governo e os especialistas do INFARMED, pelo que, a 29 de julho, poderão ser anunciadas novas regras. 

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=434

Kit de materiais de comunicação COVID-19 – A Secretaria de Estado do Turismo partilhou o novo Kit de materiais de comunicação COVID-19, conteúdos que se organizam em torno da especial necessidade de sensibilização da população para duas dimensões fundamentais no controlo da pandemia: testagem regular e vacinação (mormente no tocante às populações mais jovens). Os materiais estão acessíveis no seguinte link (com todas as especificações técnicas) - https://we.tl/t-Rqw363FobP. Nesta sequência a AHRESP apela a que os mesmos sejam amplamente distribuídos, afixados ou publicados. Para esclarecimento de quaisquer dúvidas, pode igualmente ser consultado o site Estamos ON, disponível em https://covid19estamoson.gov.pt/

Dívida pública portuguesa corresponde a 137,2% do PIB – De acordo com dados do Eurostat, no final do primeiro trimestre de 2021, o rácio dívida pública / PIB na Zona Euro excedeu 100% pela primeira vez – a dívida pública situou-se em 100,5% do PIB, em comparação com 97,8% no final do quarto trimestre de 2020. Em Portugal, a dívida pública representa 137,2% do PIB, o terceiro rácio dívida pública / PIB mais elevado entre os países europeus.

https://ec.europa.eu/eurostat/documents/2995521/11563191/2-22072021-AP-EN.pdf/282c649b-ae6e-3a7f-9430-7c8b6eeeee77?t=1626942865088

AHRESP e SATA Imagine juntas para ajudar a restauração - Para impulsionar a atividade de empresas que estiveram praticamente paradas no último ano, a cooperação entre os diversos agentes dinamizadores deste setor tem sido essencial. É neste contexto que surge uma nova parceria entre o programa de fidelização das companhias aéreas do Grupo SATA - o SATA Imagine e a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares). No dia 1 de julho, as duas entidades iniciaram uma campanha conjunta com o objetivo de estimular a procura pelos serviços de restauração junto dos mais de 250 mil membros do Programa SATA Imagine. Assim, até janeiro de 2022, por cada euro gasto no consumo nos restaurantes aderentes à iniciativa “Ganhe Milhas à Mesa”, os membros SATA Imagine podem acumular 1 milha no saldo da sua conta, e usá-lo em viagens nas companhias aéreas açorianas. Se for empresa de restauração pode inscrever-se aqui:

https://ahresp.com/2021/06/sata-imagine-adesao/

MEDIDAS AHRESP

Plano de amortização a longo prazo para empréstimos bancários ao abrigo da moratória – A AHRESP propôs ao Governo um Plano para compensar os efeitos da crise pandémica no Canal HORECA. Este Plano, de aplicação imediata, reúne 10 medidas essenciais em 6 áreas de intervenção – Consumo, Liquidez, Financiamentos, Fiscalidade, Emprego e Qualificação – destinadas a garantir a sobrevivência dos setores mais fustigados pela crise pandémica: o Alojamento Turístico e a Restauração e Similares.

Uma das medidas propostas é a criação de um plano de amortização de médio e longo prazo para todos os empréstimos que se encontram ao abrigo das moratórias bancárias. Os prazos de amortização devem ser prorrogados até 10 anos, reduzindo significativamente os encargos das empresas. Esta medida deve aplicada em todos os financiamentos, independentemente da sua origem e contratação, seja com a Banca, com o Turismo de Portugal, com o Portugal 2020 (projetos de investimento), ou com o IAPMEI. Para ter acesso a todas as propostas apresentadas.

https://ahresp.com/2021/07/ahresp-apresenta-plano-ao-governo/

AHRESPAHRESPLogotipo

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS