Linha que Liga os Portugueses às Farmácias Distinguida Internacionalmente

Nacionais
Tools
Typography
  • O serviço telefónico nacional e gratuito assegurou o acesso seguro aos medicamentos e aconselhamento farmacêutico dos portugueses durante a crise pandémica. 
  • A Federação Internacional Farmacêutica representa 151 organizações profissionais de todo o mundo e distinguiu o projeto português pelo «excecional» contributo para a “Melhoria da Prática Farmacêutica”.

A Linha 1400, linha de assistência farmacêutica dinamizada pela Associação Nacional das Farmácias (ANF), venceu um dos mais importantes prémios atribuídos anualmente pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP), que distinguiu o seu «excecional» contributo para a “Melhoria da Prática Farmacêutica”.

Dominique Jordan, presidente da Federação, que representa 151 organizações profissionais farmacêuticas de todo o mundo, sublinhou o carácter inovador e a rapidez de implementação da iniciativa das farmácias portuguesas como resposta à necessidade de assegurar o acesso seguro aos medicamentos e aconselhamento farmacêutico dos cidadãos durante a crise pandémica.

A Linha 1400 foi lançada em março de 2020, no primeiro pico pandémico e confinamento geral. O serviço telefónico de âmbito nacional e gratuito, também disponível online desde fevereiro de 2021 (www.1400SAFE.pt), funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Pode ser usado para planear visitas à farmácia, reservar, encomendar e ajudar a encontrar medicamentos que, sendo urgentes, têm disponibilidade reduzida e, mais recentemente, para identificar as farmácias prestadoras do serviço de testes rápidos de antigénio. A sua utilização é particularmente recomendada à noite, altura em que a Linha 1400 identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder aos pedidos das pessoas, evitando assim deslocações desnecessárias.

O serviço garante a cada português que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio asseguradas em todo o país. Antes de libertar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.

Com este prémio, a FIP reconheceu também o papel que a Linha teve no apoio à dispensa de medicamentos hospitalares em farmácias comunitárias e entregas domiciliárias em articulação com outras entidades, permitindo assim reduzir consideravelmente as movimentações de pessoas inseridas em grupos de risco e ajuntamentos nos hospitais.

«A Linha 1400 nasceu para dar resposta a uma necessidade criada pelas medidas de prevenção e controlo da COVID-19, mas a experiência tem demonstrado a sua pertinência no chamado “novo normal”, em que a pandemia se tornou parte da vivência coletiva», observa Marisa Gomes, responsável pelo Centro de Atendimento da Linha 1400. «A população tem demonstrado uma enorme satisfação com o serviço, que veio reforçar a confiança depositada nas farmácias comunitárias e ajudar os profissionais que aí trabalham a enfrentar os desafios colocados pela COVID-19. Naturalmente estamos muito orgulhosos deste reconhecimento da FIP», conclui.

LPMAssociacaoNacFarmacias

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS