fbpx

Adecco | O poder da Aptidão no Desenvolvimento da Carreira Profissional

Nacionais
Tools
Typography

A aptidão é a capacidade natural de aprender ou de se destacar numa determinada área. Compreende tanto a capacidade cognitiva como as características emocionais e da personalidade do indivíduo. A aptidão está associada à inteligência e às competências inatas ou aquelas resultantes de conhecimentos adquiridos. A aptidão está também relacionada à habilidade, considerando a agilidade, o equilíbrio, a coordenação, a potência e o tempo de reação a um estímulo.

A aptidão é sempre o resultado da interação entre a hereditariedade e o meio, podendo estar relacionada com diversas áreas, entre elas, o raciocínio lógico, ao raciocínio abstrato, ao raciocínio verbal, à habilidade numérica, à habilidade artística, à resistência física, etc..

Quando as aptidões inatas são desenvolvidas traduzem-se em competências fortes que poderão ser uma mais-valia para determinadas posições no mundo laboral. E não são determinísticas de um rumo, até porque cada pessoa, frequentemente, combina mais do que uma aptidão. Assim, candidatos a uma nova posição e empregadores devem estar atentos porque essa pode ser a pedra-de-toque que dita o sucesso do desempenho profissional numa determinada função.

Reconheça as aptidões mais comuns e algumas profissões de exemplo que se encaixam melhor para determinados perfis.

TIPOS DE APTIDÃO

Proficiência linguística

A proficiência linguística é a capacidade de aprender facilmente uma língua estrangeira. Se tiver esta aptidão, poderá achar mais fácil aprender a estrutura de uma nova língua e memorizar palavras e frases rapidamente. Também se pode distinguir na aprendizagem da leitura e da escrita numa nova língua. Profissões compatíveis: linguísta, tradutor, professor de línguas, tradutor-Intérprete.

Aptidão STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática)

STEM abrange uma vasta gama de competências nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Se tiver uma aptidão num campo STEM, poderá destacar-se na resolução de problemas matemáticos. Também pode achar a biologia ou a química mais simples do que outras, ou pode achar fácil a adaptação às novas tecnologias. Profissões compatíveis: engenheiros de diversas especialidades, investigadores científicos, software developer.

Aptidão artística

Pode revelar-se como uma sensibilidade natural que combina os vários sentidos humanos e pode combinar outro tipo de aptidões, caso da aptidão espacial nos artistas gráficos, física, nos dançarinos, ou linguística, no caso dos escritores. Profissões compatíveis: designer gráfico, artista plástico, designer de interiores, designer de moda, músico.

Aptidão física

A aptidão física é uma capacidade física natural. Pode ter vários tipos de aptidão física, tais como excelente coordenação mãos-olhos, força ou agilidade. Profissões compatíveis: atleta, carpinteiro, soldador, cirurgião, massagista, fisioterapeuta, professor de educação física.

Aptidão organizativa

A competência organizativa implica a capacidade de organizar e operar eficientemente. Se tiver esta competência, poderá gostar de planear viagens de trabalho e criar diapositivos para uma apresentação. Poderá achar agradável organizar e priorizar tarefas e dados no trabalho. Profissões compatíveis: gestores de projetos, independentemente da sua área de formação, técnicos de marketing, editores de publicações.

Aptidão espacial

É a capacidade natural para compreender a relação espacial entre objetos. Se possuir esta capacidade, é provável que seja um pensador visual que consiga facilmente imaginar ou criar modelos 3D.  Profissões compatíveis: Arquiteto, engenheiro civil, engenheiro mecânico.

Aptidão lógica

A aptidão lógica é a capacidade de examinar o trabalho e encontrar soluções lógicas para os problemas. Se tivermos uma aptidão lógica, podemos processar informação de forma eficiente e tirar uma conclusão baseada em factos. Podemos também prestar contas de todas as peças separadas de um projecto e juntá-las de uma forma coerente. Profissões compatíveis: criminologista, analista de dados, consultor de marketing.

COMO DESTACAR AS SUAS APTIDÕES

As aptidões podem ajudá-lo a destacar-se perante um potencial empregador. Pode ser útil saber onde acrescentar competências a um Curriculum Vitae e carta de apresentação e como explicar essas competências durante uma entrevista.

Aptidões num CV

As aptidões podem ser acrescentadas à secção de competências do CV. Se possível, enumerar as competências relevantes a partir da descrição de funções.

É importante manter a lista de competências concisa para que seja fácil de identificar. Os gestores de recursos humanos devem ser capazes de olhar para as aptidões e determinar rapidamente se o candidato tem as competências de que necessita para determinada posição.

Aptidões na carta de carta de apresentação

A carta de apresentação é mais uma oportunidade para destacar aptidões para um potencial empregador. Depois do entusiasmo que deve ser exposto na introdução da carta de apresentação para a posição a que se candidata, é desejável escrever sobre o seu percurso até à data.

É neste contexto que deve eleger, por exemplo, duas competências/aptidões que fazem de si um forte candidato para a posição em causa. Demonstre como as suas aptidões foram bem-sucedidas no passado.

Aptidões durante entrevistas de emprego

Muitas das perguntas que um entrevistador faz destacam os seus pontos fortes e como estes têm sido aplicados e desenvolvidos ao longo do percurso profissional. Por exemplo, se um entrevistador perguntar: "Quais são os seus pontos fortes?" pode escolher uma das aptidões e explicar como é que isso beneficia o seu estilo de trabalho.

GetSmartAptidaoAdecco

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS