ICNF | Autocaravanismo e Campismo Selvagem - Operação de Fiscalização

Nacionais
Tools
Typography

A ação desenvolvida durante o último fim-de-semana, à escala das principais áreas classificadas, abrangeu 25 concelhos e envolveu 50 Vigilantes da Natureza, tendo-se realizado 89 ações de fiscalização.

O Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) desenvolveu, no último sábado, uma ação de fiscalização de âmbito nacional dirigida à prática de autocaravanismo e campismo selvagem, denominada “Operação Vacances”. Envolvendo 50 Vigilantes da Natureza e 22 viaturas, a intervenção resultou no levantamento de 46 autos de notícia, 40 por prática de autocaravanismo em local indevido e seis por campismo selvagem, num total de 89 ações de fiscalização.

A operação decorreu nas áreas classificadas, designadamente nos Parques Naturais do Litoral Norte, Tejo Internacional, Serra da Estrela, Sintra-Cascais, Arrábida, Serra de Aire e Candeeiros e Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, incluindo ainda as Reservas Naturais das Lagoas de Santo André e da Sancha, Dunas de São Jacinto, Malcata, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e as Zonas Especiais de Conservação das Dunas de Mira e Ria de Aveiro, abrangendo na totalidade 25 concelhos.

O objetivo principal da ação foi o de reduzir a prática de autocaravanismo e campismo fora dos locais designados para o efeito. Em simultâneo visou atenuar os impactos decorrentes sobre a paisagem, os habitats e espécies, para além de garantir que as normas de ordenamento do território são respeitadas nestes espaços classificados.

O ICNF, I.P. procurou ainda neste contexto, sensibilizar os caravanistas e campistas para a adoção de uma postura cívica e de respeito para com os valores ambientais e paisagísticos.

ICNFCampismoICNF

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS