fbpx

APAV | 25 de novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Nacionais
Tools
Typography

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assinala hoje, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, promovendo a campanha de sensibilização "No means no" — conceito criativo de Constança Caixinha — e associando-se a diversas iniciativas.

Esta campanha tem como ponto de partida frases comuns no discurso popular, como a conhecida "entre o marido e a mulher não se mete a colher", e pretende desconstruir estas ideias, reforçando a importância de estarmos atentos e conscientes de que cabe a cada um de nós fazer a diferença.

Em paralelo, a APAV associa-se a diversas iniciativas:

Caminhada "Diz não à violência!", em Braga
O Município de Braga promove a Caminhada "Diz não à violência!", com concentração agendada para as 9h30, na Avenida Central – junto ao Coreto, em frente ao McDonald's. O percurso será realizado pelo centro histórico de Braga, percorrendo algumas das suas principais artérias.

Exposição "Dar voz ao silêncio", em Salvaterra de Magos
A APAV promove a exposição "Dar voz ao silêncio" na Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos. Esta exposição reúne um conjunto de campanhas de sensibilização marcantes, promovidas pela Associação ao longo da sua história. Esta exposição teve início a 17 de novembro e termina neste dia 25.

Campanha #PortugalContraAViolência
A APAV é uma das organizações que se associaram à Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género nesta campanha de sensibilização de âmbito nacional, que se encontra a decorrer nos meios de comunicação tradicionais e digitais.

Campanha "Muda o Princípio da História. Tudo Começa com uma Mensagem"
O canal Crime + Investigation™ associa-se à APAV pelo terceiro ano consecutivo para assinalar esta efeméride e dar continuidade à campanha "Stop à Violência contra as Mulheres". Este ano a campanha divide-se em três spots com o tema "Muda o princípio da história. Tudo começa com uma mensagem", que pretende alertar para algumas conversas que ocorrem em grupos de conversação de homens, visando consciencializar para a importância da denúncia de tais situações e apela ainda para não serem cúmplices deste tipo de violência.

ONSeries Lisboa | Debate sobre violência de género e a indústria audiovisual
No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres será realizada uma conferência moderada por Daniel Cotrim, em representação da APAV. O ONSeries Lisboa pretende reservar este espaço para tornar visível o papel da indústria audiovisual em dar voz a todas as pessoas que sofrem ou sofreram algum tipo de violência de género.

Marcha Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em Lisboa
A APAV irá marcar presença na Marcha Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em Lisboa, que terá início às 17h30 no Largo do Intendente. O Observatório de Mulheres Assassinadas revelou esta semana as estatísticas preliminares de 2021, que dão conta de 23 mulheres assassinadas este ano, 13 delas em contexto de relação de intimidade; há ainda o registo de 50 tentativas de assassinato. Esta marcha visa chamar a atenção para este número e para a violência de género que continua a dominar a sociedade.

APAVDiaViolenciaMulheresAPAVLinhaAberta

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS