fbpx

Marktest | Estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2022

Nacionais
Tools
Typography

Cristiano Ronaldo é a figura pública portuguesa mais reconhecida e com maior notoriedade espontânea em Portugal. O futebolista volta a ocupar o primeiro lugar – de forma destacada na edição de 2022 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, produzido pela Marktest, alcançando um registo de 49,1% de referências espontâneas entre os inquiridos quando questionados sobre figuras públicas portuguesas que conhecem.

Sem surpresa, o jogador que atualmente integra o plantel do Manchester United lidera também o indicador de notoriedade total, que resulta da combinação das referências espontâneas dos inquiridos com as sugeridas pela Marktest com base numa lista de 60 personalidades: neste critério, Ronaldo foi também quem obteve mais respostas, com o seu nome a ser reconhecido por 97.9% dos entrevistados.

O pódio das figuras públicas com maior notoriedade total fica completo com dois humoristas: Fernando Mendes em segundo lugar, reconhecido por 96.9% dos portugueses, e Ricardo Araújo Pereira em terceiro, com 96.5%.

A lista das 10 figuras públicas portuguesas mais reconhecidas pelos inquiridos neste estudo da Marktest fica completo com os nomes de Manuel Luís Goucha, Herman José, Mariza, João Baião, José Mourinho, Cristina Ferreira e Fátima Lopes (apresentadora TV), todos com mais de 90% de notoriedade total.

No que respeita à notoriedade espontânea, à liderança de Cristiano Ronaldo com 49,1% seguem-se Cristina Ferreira (indicada por 30.0% dos entrevistados) e Manuel Luís Goucha (com 19.5% de referências). Rita Pereira, Ruy de Carvalho, João Baião, Ricardo Araújo Pereira, Tony Carreira, Catarina Furtado e Herman José completam o Top10 de referências espontâneas.

Curiosamente, o Top3 de notoriedade espontânea top of mind (primeiro nome de figuras públicas portuguesas referido pelos inquiridos) é composto pelas mesmas três 11-05-2022 | M Public Relations personalidades: Cristiano Ronaldo (com 29.1% de referências), Cristina Ferreira (9.3%) e Manuel Luís Goucha (3%). Na lista dos dez nomes mais referidos em primeiro lugar pelos inquiridos encontram-se também Catarina Furtado, João Baião, Ruy de Carvalho, Rita Pereira, Rui Costa, Tony Carreira e Herman José.

Sobre o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers 2022

Figuras Públicas e Digital Influencers é um estudo realizado pela Marktest Consulting sobre a opinião dos portugueses relativamente às figuras públicas nacionais. Os objetivos principais deste estudo são os de conhecer a imagem que os portugueses têm das figuras públicas nacionais, a sua opinião acerca das principais características destas personalidades e a sua associação à publicidade. O estudo analisa ainda indicadores de notoriedade e empatia com Blogs, Vlogs, Bloggers, Instagrammers ou Youtubers.

Na aferição da opinião dos portugueses sobre figuras públicas, foi realizado um estudo de opinião junto de portugueses com 15/64 anos, residentes em Portugal Continental. A amostra foi constituída por 1200 entrevistas, representativa da população portuguesa, considerando género, idade e região, e recolha online através de um questionário de autopreenchimento, entre 22 de fevereiro e 9 de março de 2022.

A margem de erro máxima para o total, considerando uma amostra com a mesma dimensão e assumindo o pressuposto de amostragem aleatória, para um intervalo de confiança a 95%, é de ± 2.83pp.

Saiba mais em www.marktest.com

MPRFigurasPublicas1

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS