PSD apela à Atuação e reitera Disponibilidade para Trabalhar com PS nesta Fase

POLÍTICA
Typography

A Comissão Política do PSD de Portimão tomou ontem nota, após conferência de imprensa pública do Senhor Primeiro-ministro António Costa que o Concelho de Portimão irá permanecer na primeira fase de desconfinamento, para a qual recuou na última avaliação das entidades competentes, continuando com esplanadas, museus e galerias fechadas assim como o comércio local continuará obrigado a fazer, em exclusivo, venda ao postigo.

Assim, ao contrário da larga maioria dos concelhos do país, em que, por exemplo, os restaurantes já estarão abertos até às 22h30, e até verá as fronteiras serem reabertas, Portimão irá estar pelo menos mais uma semana (as avaliações passarão a ser semanais e deixam de ser quinzenais) com o comércio, a cultura e o tecido empresarial “fechado”.

À imagem das declarações públicas da Senhora Presidente de Câmara Isilda Gomes, em Conferência de Imprensa datada de 16 de abril de 2021, o PSD de Portimão subscreve as suas preocupações para com os portimonenses que veem os seus negócios parados, em suspenso, pelo menos mais 7 dias após já mais de um ano de grave contexto económico em virtude da pandemia.

A situação económica é grave, é do conhecimento público e é sobejamente debatido nos vários órgãos autárquicos locais com relatos de várias situações de escassez de recursos, falta de liquidez e falência de pequenos negócios e empresas. Também é do conhecimento público a situação do aumento drástico de desemprego, com Portimão a ser a segunda localidade algarvia com mais desempregados inscritos no IEFP, com números superiores a 5.500 que representa 10% da população do município, que são igualmente preocupantes.

Entende o PSD que esta é uma batalha de todos os partidos políticos e autarcas eleitos, com ou sem pelouros e funções executivas, e, dessa forma, reafirma o PSD/Portimão a disponibilidade para auxiliar o executivo socialista para a criação de projetos e propostas de respostas económica imediata.

Igualmente, conhecedores das declarações tomadas nos Paços do Concelho, de forma solene, o PSD ficará a aguardar pelas consequências e ilações extraídas pela Presidente Isilda Gomes após as declarações de ontem do Primeiro-ministro António Costa. Seja qual for a sua conclusão, o PSD continuará a esta ao lado dos Portimonenses, com os silêncios necessários para a construção de propostas ao invés de frases vaizas de respostas.

Carlos Gouveia Martins, Presidente do PSD afirma que “Portimão precisa de todos, ontem vivemos nova desilusão global que não é de direita ou de esquerda, afeta todos os portimonenses.” alertando que “Mais do que novas ameaças públicas ao Governo, que vimos serem profundamente ignoradas por António Costa, Portimão deve utilizar todo o seu tempo para construir já caminhos de esperança para recuperar o tempo perdido pelos empresários, comerciantes, agentes culturais e desportivos portimonenses nestas pandemia porque, a todos esses portimonenses, cada Conferência de Imprensa para ameaçar A ou B dá zero rendimentos e apoios a cada portimonense ao final do mês” e ainda conclui que “tal como levaremos à Assembleia Municipal de dia 7 de maio uma nova proposta de trabalho conjunto, reitero a minha disponibilidade e a disponibilidade de todos os Autarcas eleitos pelo PSD assim como os que são dirigentes da nossa Comissão Política para colocar siglas partidárias para trás das costas e ajudar. Ajudar Portimão e os Portimonenses dado que o PS já demonstrou, e é legitimo acontecer, ser incapaz sozinho de criar alternativas concretas para além de vários anúncios e re-anúncios do mesmo que, a cada portimonense necessitado, não chega a concretizar-se em mais de um ano de situação pandémica.”

A Comissão Política Concelhia do PSD de Portimão quer, publicamente, transmitir a profunda solidariedade com todos os portimonenses e, de forma pública também, coloca-se ao dispor para acolher sugestões, queixas e alertas pelo seu e-mail institucional Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Para terminar, o PSD informa que colocará o interesse dos portimonenses acima de qualquer disputa eleitoralista e, nesse sentido, espera a mesma humildade dos dirigentes do PS e seus Autarcas com funções executivas e Pelouros para acatar propostas do PSD e de outras forças do concelho.

PSD PortimãoPSDPortimao