Tavira | Concerto de Páscoa

Regionais
Tools
Typography

Integrado no programa da Semana Santa, decorre, no dia 01 de abril, pelas 18h00, na Igreja do Carmo, o concerto de Páscoa “Petite Messe Solennelle” de Rossini, pelo grupo Filomúsica (músicos do Teatro Nacional de São Carlos) com piano e direção de João Paulo Santos.

Pertencente aos “Pecados da Velhice” de Rossini, esta missa, com marchas e ritmos solenes, é considerada uma obra-prima representativa do génio e da arte deste compositor. Composta, em 1863, após um interregno propositado de mais de 30 anos na composição de óperas (período de dedicação à música de câmara e à culinária), esta obra sacra tem, sobretudo, um caráter jovial e lírico.

Do programa consta o seguinte alinhamento:
- Kyrie
- Gloria 
- Gloria in excelsis Deo 
- Et in terra pax 
- Gratias 
- Domine Deus 
- Qui tollis
- Quoniam
- Cum Sancto Spiritu
- Credo
- Crucifixus
- Et resurrexit
- Preludio religioso
- Ritornello
- Sanctus
- O Salutaris
- Agnus Dei

Acerca de João Paulo Santos: Nascido em Lisboa, concluiu o Curso Superior de Piano, no Conservatório Nacional desta cidade, na classe de Adriano Jordão. Na qualidade de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, aperfeiçoou-se em Paris (1979-84). Depois de ter ocupado o cargo de maestro assistente do Coro do Teatro Nacional de São Carlos (1984), foi nomeado maestro titular (1990-2004).

Atualmente é Diretor de Estudos Musicais e Diretor Musical de Cena do mesmo Teatro. Desde 1990, desenvolve também intensa atividade como chefe de orquestra. Na qualidade de pianista, apresenta-se a solo, em grupos de câmara, acompanhando cantores e em duo com a violoncelista Irene Lima. Do seu repertório destaca-se a interpretação da integral das Sonatas para piano e outros instrumentos de Hindemith. Gravou vários discos e foi galardoado com o prémio “Acarte 2000”, pela direção musical de The English Cat.

Fonte: Mun de TaviraIgreja Carmo Tavira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS