Oitava edição do Algarve Chefs Week

Regionais
Tools
Typography

Está a chegar a oitava edição do Algarve Chefs Week, a reconhecida iniciativa gastronómica que reúne 14 chefs e restaurantes de luxo da região. Sob o tema Street Food, o Anantara Vilamoura e o Tivoli Marina Vilamoura associam-se ao conceito com propostas inovadoras que aliam o melhor da gastronomia nacional às deliciosas criações de rua.

De 28 de maio a 3 de junho, as unidades algarvias do grupo Minor terão ementas exclusivas desenvolvidas especialmente para esta iniciativa, convidando os verdadeiros apreciadores de gastronomia a embarcar nesta viagem em que reinam os sabores, os aromas e a criatividade aplicada à alta cozinha.

O chef Bruno Viegas, responsável pelos diversos outlets do requintado Anantara Vilamoura, propõe um menu especial do restaurante EMO que vem reinventar os principais clássicos da região em pratos de elevada inspiração. Com uma paixão assumida pelos produtos locais, o chef dá palco ao Camarão com chocos em formato burger, ao incontornável Caldo Verde, à deliciosa Açorda algarvia, aos Griséus (uma das sugestões vegetarianas), ao icónico Arroz Doce e ao Leite-creme de laranja com aguardente de Medronho, um fiel exemplar da cultura culinária do sul do país.

Por seu lado, o chef André Basto sugere uma experiência original no restaurante Pepper’s do Tivoli Marina Vilamoura, que combina a influência e técnicas internacionais com os mais apreciados petiscos nacionais. É o caso do Ramen de lingueirão, do Kofta de cabrito, da Pita de assadura, da Bifana de cação e do Picolé de laranja e medronho.

Com o objetivo de aproximar a comunidade, esta edição do ACW convidou também à participação de cozinheiros amadores através de um concurso de receitas. Uma seleção das melhores propostas participou no evento de casting no mercado de Loulé, no dia 19 de maio. Neste dia, as receitas foram confecionadas pelos respetivos autores e apresentadas aos chefs, que escolheram os 14 finalistas.

O evento de lançamento da iniciativa decorrerá no dia 26 de maio nas ruas de Loulé, que se encherão com piagios e foodtrucks para acolher este verdadeiro Street Food Festival, com entrada livre a partir das 19h. Aqui, os vencedores do concurso terão a oportunidade de reinterpretar as suas receitas lado a lado com os chefs.

À semelhança das edições anteriores, o Algarve Chefs Week volta a ter uma vertente solidária. Por cada menu consumido nos respetivos hotéis, no valor de 30 euros, 1 euro reverterá a favor do projeto C.A.S.A. – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

26 de maio | Street Food Festival em Loulé

Horário: a partir das 19h

      Bilhete de degustação: 10 euros

      Inclui: 4 salgados e 2 doces

28 de maio a 3 de junho | Algarve Chefs Week nos hotéis

      Valor do menu: 30 euros, sendo que 1 euro reverte a favor do projeto CASA (Centro       de Apoio ao Sem Abrigo) https://casa-apoioaosemabrigo.org/

Fonte: BDCAlgarveCWAlgarveCWAndreBastoAlgarveCWBrunoViegas

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS