Palestra | «As Ruínas de Milreu como espaço de diálogo intercultural»

Regionais
Tools
Typography

As Ruínas Romanas de Milreu acolhem a última palestra do ciclo «AMATORES IN SITU», a acontecer no dia 22 de junho, às 18 horas. A palestra «As ruínas de Milreu como espaço de diálogo intercultural» será proferida por João Pedro Bernardes.

Milreu é um caso paradigmático de ocupação contínua do mesmo espaço ao longo de 20 séculos. Este lugar observou a chegada dos primeiros cristãos e a forma como conviveram com as estruturas pagã; depois, acolheu comunidades islâmicas e de novo gentes cristãs. No mesmo espaço, (re)usando as mesmas estruturas e dialogando com as mesmas técnicas e materiais construtivos, aqui se foi construindo um espaço de diálogo intergeracional, mas também intercivilizacional que exemplifica bem como fomos crescendo e se foi construindo a nossa identidade.

João Pedro Bernardes é arqueólogo, especialista em época romana. É professor associado com agregação da Universidade do Algarve, onde leciona nos cursos de licenciatura de Património Cultural e Arqueologia e ainda em vários cursos de mestrado. Tem participado e liderado em vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, versando sobretudo temas de Arqueologia romana. Foi responsável por algumas escavações arqueológicas nas ruínas de Milreu.

A iniciativa AMATORES IN SITU que vai na sua 4ª edição, está integrada no programa DiVaM 2018 – Dinamização e Valorização dos Monumentos - e resulta de uma parceria entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a CÍVIS – Associação para o aprofundamento da Cidadania, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, e tem a coordenação científica da Professora Doutora Adriana Freire Nogueira, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UAlg.

A participação é gratuita, condicionada às vagas existentes, por ordem de chegada.

Fonte: DRCAlgAmatoresInSituMilreu

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS