Bordeira - Faro | "TerraXama" no Festival BCultural 2018

Regionais
Tools
Typography

O Festival B Cultural acontece em Bordeira / Faro. É um evento cultural pluridisciplinar com programação moderna que procura fundir os costumes e saberes tradicionais às novas tendências culturais. O Concerto dos "TerraXama" realiza-se dia 11 de agosto, sábado, às 22h00 - 23h30, com participação especial de André Capela (sopros).

Por entre os caminhos, os cantos e os sons do tempo e da Terra. TerraXama, música do grande caldeirão mediterrânico e das 3 culturas que aí se instalaram, a Cristã, Judaica e Árabe

TerraXama apresenta-se como uma banda de world music com uma sonoridade inspirada na memória reinventada do canto da Alma que atravessa os tempos, fruto da diversidade e riqueza do grande caldeirão cultural que foi e é a bacia mediterrânica e das interações entre as três culturas predominantes, judaica, cristã e islâmica. Apresenta um concerto onde se recriam ambientes da música antiga trovadoresca, sefardita e islâmica, lado a lado com temas da tradição oral ibérica, cigana ou balcânica. Estes elementos sonoros, poéticos e imaginários inspiram o grupo na composição de originais onde se cruzam diferentes línguas e dialectos, ritmos de origens diversas, raízes distantes mas interligadas.
Um concerto de TerraXama é uma viagem sonora e emocional pelas nossas memórias colectivas, um remexer de raízes antigas, um continuar de caminhos ancestrais mas vivos dentro de nós.
As diferentes fusões entre instrumentos modernos como as guitarras portuguesas de José Alegre, com as percussões étnicas tradicionais de Rui Afonso, o harmónio indiano e a voz e interpretação intensa de Cátia Alhandra, definem a caraterística essencial do som de TerraXama. A inclusão de músicos convidados permite não só o enriquecimento interior do grupo pela troca de experiências como também dar a cada concerto um caracter único e diferenciado pela inclusão de novos timbres, sonoridades e sensibilidades artísticas.

Fonte: Associação Valoriz'artTerraXama

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS