Albufeira | Muita Animação em Agosto e Setembro

Regionais
Tools
Typography

O Festival Al-Buhera chegou ao fim no domingo, mas o programa de Animação da Época Balnear continua a preencher as noites de Albufeira com espetáculos marcados sempre às 21h30, à quarta-feira e ao sábado, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, bem no coração da cidade. Reúna a família e os amigos e aproveite para conhecer melhor a nossa cultura e os nossos artistas!

Em Agosto há propostas para todos os gostos, com atuações de dança, música tradicional portuguesa, folclore, acordeão, capoeira, reggae alternativo, cante alentejano e música pop/rock.No primeiro dia do mês, a U-Dance, da Associação Raks Al Amar, encheu o palco de magia e beleza próprias das danças orientais, exemplarmente executadas pelos alunos da Academia.No próximo sábado, dia 4 de agosto, o grupo José Praia e Áqua Viva promete encantar residentes e turistas com música tradicional portuguesa, num repertório que abrange temas de todo o País, do Minho ao Algarve, passando pelos Açores e Madeira.Na quarta-feira seguinte, dia 8, o Rancho Folclórico do Algoz, um grupo constituído por 50 elementos, com idades compreendidas entre os 10 e os 70 anos, apresenta as danças e cantares e os trajes típicos da região.A 11 (sábado) o Grupo Muzenza, fundado no Rio de Janeiro e há 20 anos a trabalhar em Albufeira com grupos de crianças, jovens e adultos, apresenta um espetáculo onde pretende transmitir o espírito da capoeira como arte de luta e manifestação cultural de um povo.A Banda Alhada sobe ao palco do Largo Eng.º Duarte Pacheco, a 15 de agosto (quarta-feira) com a promessa de presentear o público com uma diversidade de sons, recriando os cantares tradicionais como ninguém, conjugando a harmonia da viola clássica ao característico soar do acordeão, baixo e bandolim.No dia 18, a Associação Rodas do Relógio, vai transformar o centro de Albufeira nas “Mil e Uma Noites do Acordeão”. Trata-se de um projeto com 20 anos de existência que nasceu no âmbito das Galas Internacionais do Acordeão, organizadas pela associação. 

A 22, o programa prossegue com Ben & The Pirates, o grupo de Albufeira que aposta num projeto musical de reggae alternativo em que a world music, a música pop e até a música jazz são ingredientes fundamentais na forma estética que a banda segue.

Reconhecido como Património Mundial Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2014, o cante alentejano passa pelo palco do Largo Engº Duarte Pacheco, no próximo dia 25 (sábado), pelas vozes doces e melodiosas do Grupo de Cantares da Casa do Alentejo em Albufeira.

O programa de animação do mês de agosto encerra, no dia 29 (quarta-feira), com um espetáculo protagonizado pelos Primes do Zé. A banda de jovens albufeirenses de música pop/rock iniciou o seu percurso como duo de covers de música portuguesa. Atualmente é composto por 4 elementos que, desde 2016, têm apostado cada vez mais em temas originais.

Em Setembro há ainda 2 espetáculos agendados com destaque para a música etnográfica e vários estilos de dança.

No primeiro dia do mês (sábado) os costumes e tradições do povo algarvio regressam ao palco do centro da cidade com a atuação do Rancho Folclórico de Messines. O Grupo, fundado em 1976, conta no seu curriculum com muitas atuações em Portugal e no estrangeiro. As danças e os trajes utilizados nos espetáculos refletem e representam as vivências das gentes daquela povoação do sul do País entre o final do século XIX e o início do século XX. Em 1981, o Grupo iniciou uma recolha exaustiva das músicas e trajes junto da população, sendo que grande parte dessa recolha pode ser apreciada no Museu do Traje e das Tradições, em S. Bartolomeu de Messines.

No dia 5 de setembro, último dia do programa de animação da época balnear, o palco do Largo Engº Duarte Pacheco vai ser invadido pelos ritmos quentes e sensuais das danças latinas, danças de salão e danças africanas. O espetáculo fica sob a responsabilidade da Juventude Desportiva das Fontainhas, que aproveita a oportunidade para mostrar o trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do ano.

Fonte: GRP da CM AlbufeiraAlbufeiraAnimacaoAlbufeiraBandaAlhadaAlbufeiraGrupoCasaAlentejoAlbufeiraJDFontainhasAlbufeiraMuzenza

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS