Banner Alto Página

Infraquinta promove ação de Educação Ambiental com alunos da Escola E.B. de São Lourenço

Regionais
Tools
Typography

A Infraquinta recebeu, durante esta semana, a visita de vários alunos da escola E.B. de São Lourenço, Almancil, nas suas instalações. Esta visita decorreu no seguimento de um convite da Infraquinta endereçado à escola, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Com esta ação a Infraquinta teve como objetivo dar a conhecer aos mais novos, de uma forma lúdica e pedagógica, as boas práticas e proporcionar um contacto direto com a realidade de uma Entidade Gestora do sector da Água.

A Infraquinta considera a educação ambiental fundamental para que os mais novos, desde cedo, adquiram conhecimentos, se tornem conscientes e possam participar e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

A visita desta semana incidiu sobre o tema “O ciclo urbano da água”, que contou com uma ida ao reservatório de água da Quinta do Lago e a possibilidade dos alunos realizarem análises de água.

Para 2019, estão agendadas mais visitas, com os mesmos alunos, dando ênfase a outras áreas da competência da Infraquinta, E.M.

Os mais novos deixaram também o seu contributo acerca da visita.

“No dia 4 de dezembro de 2018 os alunos da Escola EB de São Lourenço visitaram as Instalações da Infraquinta, no âmbito de uma Atividade de Educação Ambiental – A Água.

No início da visita os técnicos da Infraquinta apresentaram-se.

De seguida visualizaram imagens do Ciclo Urbano da Água e da monitorização dos reservatórios de água e respetivas bombas da Quinta do Lago. Explicaram que havia sete bombas e só estavam a funcionar as necessárias. No ecrã estava uma bomba a funcionar (representada pela cor verde e seis prontas a funcionar de cor amarela). Também era possível verificar o nível da água existente nos reservatórios.

Entretanto foram observar o funcionamento de um contador de água. Puderam constatar que ao abrir muito a torneira o contador andava mais rápido. Foram alertados para a importância de poupar água, pois trata-se de um recurso natural essencial para a vida.

Os técnicos explicaram que fazem várias análises à água para ter a certeza que está boa para beber. Uma das análises mostradas foi o teste ao cloro, os alunos ajudaram a realizar o teste do cloro e verificaram que quanto mais cloro tem a água mais cor-de-rosa ela fica quando se adiciona o pó do teste.

Ao meio da manhã, os alunos foram surpreendidos com um lanche saudável (sandes, fruta e água da rede), ao que ficaram bastante contentes. Também ficaram satisfeitos com a realização da atividade de expressão plástica proposta, a qual apelava à Sustentabilidade da Água. Seguidamente os visitantes dirigiram-se ao reservatório de água, onde viram as tubagens e as bombas a funcionar.

Os alunos demonstraram muito interesse e simpatia ao longo da visita, foram participativos, colocando sistematicamente questões pertinentes.

No final da visita os alunos despediram-se de forma carinhosa, dizendo “Gostámos muito da visita! Até à próxima!” “

Alunos da Escola E.B. de São Lourenço

Fonte: InfraquintaEducaAmbientalInfraQuinta2EducaAmbientalInfraQuinta3

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS