Loulé celebra 45º aniversário do 25 de Abril

Regionais
Tools
Typography

Loulé volta a celebrar o 25 de Abril com um programa de atividades que têm como principal objetivo sensibilizar as novas gerações para a importância deste momento-chave da História e da Democracia portuguesa. Mas este ano a grande novidade será a transmissão através das redes sociais do momento mais simbólico destas comemorações: a sessão da Assembleia Municipal.

O programa arranca já esta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de abril, com o ateliê temático sobre a Revolução dos Cravos, destinado aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, a ter lugar na Biblioteca Municipal de Loulé.

O concerto de Sam The Kid & Mundo Segundo (com Napoleão Mira) é a proposta do Cine-Teatro Louletano para a noite de 24 de abril, a partir das 21h30. Palavras de ordem vão estar em palco, revestidas de uma sonoridade do que de melhor se faz no hip-hop nacional.

Já no dia em que se celebra o 45º aniversário do 25 de abril, a partir das 10h00, decorre, em frente aos Paços do Concelho, a tradicional cerimónia do hastear da Bandeira e parada dos Bombeiros Municipais de Loulé, com a participação da Banda Filarmónica Artistas de Minerva que irá tocar um dos hinos de Abril – Grândola Vila Morena.

A partir das 11h00, decorre a sessão solene da Assembleia Municipal de Loulé comemorativa desta data. A partir do Edifício Engª Duarte Pacheco para todo o mundo, já que pela primeira vez este momento será transmitido em direto através das redes sociais Facebook e Youtube, esta sessão terá como tema “A Palavra como Arma da Democracia”. O ex-reitor da Universidade do Algarve, António Branco, é a personalidade convidada este ano e irá proferir algumas palavras sobre a temática, tal como os representantes das bancadas com assento parlamentar nesta Assembleia, o presidente da Assembleia, Adriano Pimpão, e o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo. Haverá ainda um apontamento musical com o Grupo Musical Vox Cordis.

Ao final do dia, o Auditório do Solar da Música Nova é o palco destas celebrações: a partir das 18h30, “O que é a liberdade?”, pelos alunos do Conservatório de Loulé, e a partir das 19h00, Cátia Alhandra canta 25 canções de Abril.

Neste dia, destaque ainda para a 21ª edição da mítica maratona/passeio BTT de Alte que, a partir das 9h00, dará a conhecer aos muitos participantes os belíssimos trilhos do interior do Concelho.

Finalmente, nos dias 29 e 30 de abril, as bibliotecas escolares do 2º e 3º Ciclos das Escolas Básicas D. Dinis, em Quarteira, e Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, recebem a presença da historiadora Raquel Varela para falar sobre a obra “A História do Povo de Loulé na Revolução Portuguesa de 1974-75”.

Fonte: GAP da CM LouléLoule25Abril

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS