Armação de Pêra | PP para Criação da Primeira Área Marinha Protegida

Regionais
Tools
Typography

Cerca de 50 pessoas participaram em mais uma sessão de trabalho no âmbito do processo participativo para a criação da primeira Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário na Baía de Armação de Pêra (AMPIC-BAP). Esta reunião, que teve lugar no dia 7 de maio, foi organizada pelo Município de Silves, a Fundação Oceano Azul, Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, a Associação de Pescadores de Armação de Pêra e a Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

Representantes de todas as entidades presentes (autarquias, associações representativas da atividade piscatória e das atividades marítimo-turísticas, administração central, universidades, organizações não-governamentais, empresas, etc.) colaboraram, em mais um passo deste processo participativo contribuindo com as suas sugestões de como a área marinha protegida de interesse comunitário poderá contribuir para o desenvolvimento local e regional, tendo havido consenso na visão que se pretende para a criação desta área e para os valores que a mesma deve preservar. Do mesmo modo, reconheceram todos os presentes a necessidade e a importância desta área para o desenvolvimento de sectores estratégicos para a economia azul e de iniciativas promotoras da literacia do oceano.

«O que se pretende, com a criação desta AMPIC-BAP é essencialmente proteger os ecossistemas marinhos de extrema riqueza deste recife», salientou Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, destacando, ainda, a mais valida desta iniciativa «no que à utilização sustentável desta zona, promovendo a pesca local e o turismo de natureza sustentáveis, a par com a preservação dos seus valores naturais, biodiversidade e serviços de ecossistema (capital natural azul)».

Este processo irá envolver reuniões de trabalho dedicadas à delimitação, zonamento e regulamentação desta área. A próxima sessão está prevista já para dia 30 de maio e deseja-se que o nível de participação seja tão ou mais elevado do que o que aconteceu nesta reunião, de modo a garantir um maior consenso e um maior número de contributos para a iniciativa, já que o objetivo final é entregar ao Governo, no fim deste ano, uma proposta de criação da AMPIC-BAP da Baía de Armação de Pêra.

Fonte: GRP do Mun SilvesSessaoAreaMarinha

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS