Faro | "Semana da Criança e do Brincar" e Dia Mundial da Criança

Regionais
Tools
Typography

O Município de Faro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Espaço Saúde em Diálogo comemoram a “Semana da Criança e do Brincar”, de 27 de maio a 1 de junho, na Biblioteca Municipal de Faro e no Jardim da Alameda.

No ano em que se assinalam os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, e aproveitando as datas comemorativas do Dia Internacional do Brincar (28 de maio) e o Dia Mundial da Criança (1 de junho), estas instituições assinalam as referidas datas com iniciativas que envolvem a comunidade educativa, sensibilizando-a para a importância do brincar no desenvolvimento da criança.

No dia 27 de maio, pelas 15h30 haverá a apresentação do livro “BullY”, uma edição da Câmara Municipal de Faro, com o apadrinhamento da AAPACDM. Destaca-se ainda o Encontro “Os direitos das crianças não são brincadeira”, no dia 28 de maio, entre as 15h00 e as 17h00, com a participação de Nídia Cavaco (CPCJ), Ana Filipe (Plataforma Saúde em Diálogo) e João Luís Gonçalves, Procurador da República no Tribunal de Família e Menores de Faro “.

No dia 30 de maio, às 18h00, acontecerá mais uma palestra do ciclo "Vamos falar sobre as (nossas) crianças" organizado pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESEC – UAlg, "Restaurar a família das crianças na separação dos pais: uma visão e prática judiciária interdisciplinar" pelo juiz Joaquim Silva. As sessões são de entrada livre e conferem certificado de participação.

Para as escolas e jardins de infância, as atividades são diversas: no dia 28 de maio, às 10h00, será apresentado o filme “Os direitos das crianças não são brincadeira”, com dinâmica que permitirá às crianças e professores aprofundar a temática em diferentes contextos. No dia 30 de maio, às 14h00 será dinamizada a atividade integeracional “Momentos” e no dia 31 de maio acontecerão 4 sessões da atividade “Adivinha lá tu”. Todas as atividades para escolas requerem inscrição prévia.

O dia 31 de maio será de grande festa no Jardim da Alameda, com o habitual convívio do Dia Mundial da Criança, destinado aos alunos das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública, com diversas atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas. As iniciativas, que passam também por jogos tradicionais, demonstrações diversas, pinturas faciais, atividades artísticas, teatro, dança, desporto, oficinas, entre outras, terão início às 09h00, prolongando-se até às 13h00.

Prevê-se a participação, neste evento, de 2000 crianças das escolas do concelho, ao longo de todo o dia.

Criar um ambiente de partilha num espaço de convívio com diversas valências lúdicas e pedagógicas é o objetivo que preside, mais uma vez, a estas comemorações promovidas pelo Município de Faro, com o apoio de diversas instituições concelhias, enumeradas abaixo:

INEM- Demonstração de meios e equipamentos // GNR- Demonstração de meios e equipamentos /Demonstração de binómios de cavalaria // Centro de Ciência Viva- Ciência no Dia da Criança // Hospital dos Pequenitos (NEMed-AAUAlg)- Hospital dos Pequenitos // Biblioteca Municipal- "Adivinha Lá Tu” // Parque Natural Ria Formosa- “A Teia da Vida” // Direção Regional de Agricultura e Pescas- Exposição e distribuição de sumo de laranja natural // Saúde Escolar – unidade de cuidados na comunidade de Faro- Atividades lúdico-pedagógicas // FAGAR - Vamos explorar o Ciclo da Água de Faro // Proteção Civil e Bombeiros- Mostra de meios e equipamentos // Centro Hospitalar do Algarve – Hospital de Faro- Atividades lúdico-pedagógicas // Escola Profissional D. Francisco Gomes D’Avelar – Santa Casa da Misericórdia // Dramatização de fantoches, modelagem de balões, jogos de rua, pinturas faciais, mimos, músicos de rua, tererés, desfile da Mascote da Escola Profissional (As Avelardetes) // Museu Municipal de Faro- Atividades lúdico-pedagógicas // Museu Regional do Algarve- Atelier de empreita // CPCJ – Comissão e Protecção de Crianças e Jovens- Atividades lúdico-pedagógicas // DECO- Exposição // Divisão de Desporto e Juventude- Jogos Tradicionais // São Pedro Futsal Clube de Faro- Torneio de Futsal // PSP- Mostra de meios e equipamentos /Equipa cinotécnica // Polícia Marítima- Mostra de meios e equipamentos // AXAL - Academia de Xadrez do Algarve- Jogo de xadrez // Agência Portuguesa do Ambiente – ARH do Algarve // Água & Comunidades Sustentáveis- Auditório da Biblioteca Municipal // Microplásticos&Companhia- Jardim da Alameda // Associação Peace and Art Society – PAS- Atividades artísticas // Associação Tempos Brilhantes- Exposição e atividades lúdico-pedagógicas // Entre Abraços – Centro de Estudos- Atividades lúdico-pedagógicas

Insufláveis

XXXIV Mercadinho Social – Infância e Juventude-Dia dos Irmãos

Casa de Santa Isabel - Venda de produtos e divulgação de recursos e respostas

Associação Oncológica do Algarve (AOA) - Divulgação de respostas desenvolvidas pela Associação e venda de merchandising da AOA

Centro de Emprego e Formação Profissional- Pintura facial, moldagem de balões e jogos tradicionais

GATO – Projeto Crescer Mudando/ECOS – Projeto Lusco Fusco- Pinturas faciais/ mural

EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Faro- Jogo dos Direitos Humanos

MDM – Movimento Democrático de Mulheres- Construções de moinhos em papel; Trabalhos manuais com as crianças; Pinturas

Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral - Divulgação de respostas desenvolvidas pela Associação – Intervenção Precoce na Infância. Mercadinho de Troca de Brinquedos; Atividades lúdicas Brincar ao Ar Livre

Atuações:

10h00 às 11h00 – Equipa cinotécnica da PSP

11h00 às 11h10 – Atuação de Dança Grupo Toca a Mexer – APPC de Faro

11h15 às 11h30 – Dramatização/Zumba Kids – ASMAL

11h30 às 11h45 – Flasmob do  Projeto Erasmus+ "And… Action !"EB1 Pontes de Marchil

Fonte: GRP da CM FaroSemanaCriancaFaro

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS