Historiador Fernando Pessanha em conferência na Academia de Marinha

Regionais
Tools
Typography

Foi no passado dia 18 de Junho (terça-feira) que a Academia de Marinha, organismo cultural da Marinha Portuguesa cuja presidência de honra é exercida pelo Presidente da República de Portugal, recebeu a conferência "A pirataria no extremo sudeste algarvio, nos alvores da Idade Moderna" ministrada pelo historiador Fernando Pessanha, técnico superior de cultura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A sessão, que abriu com as palavras introdutórias do Almirante Francisco Vidal Abreu, presidente do Conselho Académico da Academia de Marinha, contou com a presença do professor doutor Vítor Gaspar Rodrigues, vice presidente da Classe de História Marítima e do Contra Almirante Luíz Roque Martins, vice presidente das Artes, Letras e Ciência, estando a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António representada pelo vice-presidente Luís Romão.

Foi perante uma plateia essencialmente constituída por militares e académicos que, durante uma hora, o historiador vila-realense abordou a grande actividade da pirataria na foz do Guadiana durante a primeira metade do séc. XVI, contextualizando-a no quadro da geo-estratégia militar que teve como teatro de operações o golfo luso-hispano-marroquino. De acordo com a Academia de Marinha, a investigação "A pirataria no extremo sudeste algarvio, nos alvores da Idade Moderna" será alvo de publicação nas Memórias da Academia relativas ao ano de 2019.

Fonte: In Tento TrioHistoriadorVRSA1HistoriadorVRSA2

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS