Albufeira | 22ª Edição das Festas do Pescador atrairam milhares de pessoas

Regionais
Tools
Typography

À semelhança de anos anteriores, de 6 a 8 de setembro, a Praça dos Pescadores engalou-se a rigor para receber a 22ª edição das Festas do Pescador. Veja as fotos (cedidas pela CM Albufeira) na nossa galeria de Fotografias: https://www.maisalgarve.pt/fotogaleria/category/433-festas-pescador-albufeira19?start=0

Um dos eventos mais acarinhadas pela comunidade albufeirense, que todos os anos faz questão de se juntar num dos cenários mais bonitos da cidade para conviver e participar nesta homenagem do Município aos pescadores, às gentes da terra e à gastronomia tradicional. Para o ano há mais!

Este ano, para além das barraquinhas de comes e bebes, onde como habitualmente não faltaram o xerém, os choquinhos com tinta, choco frito, chouriço assado, carapaus alimados, feijoada de búzios, cataplana, sardinhas albardadas e os doces típicos com destaque para os dom-rodrigues, bolos de figo, amêndoa e alfarroba, a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve apresentou o “Lucas”, um bolo “feito de amêndoa com amor”, cujas receitas revertem a 100% para sessões de autonomia dos utentes da instituição.

Outra das novidades foi a introdução de um copo em material resistente “amigo do Ambiente”, entregue em todas as barraquinhas, sob depósito no valor de 1 euro, com vista a incentivar a utilização responsável e a redução de plástico no recinto, medida que foi muito bem acolhida e que a Autarquia pretende estender a outros eventos ao longo do ano.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira referiu que este é o 22.º ano consecutivo que a autarquia organiza as Festas do Pescador, “uma iniciativa que traduz a grande preocupação em recuperar as nossas raízes, manter vivas as tradições e homenagear os pescadores da terra e as suas famílias”. José Carlos Rolo sublinhou que “o evento é uma excelente oportunidade para reunir a comunidade albufeirense e mostrar a quem nos visita um pouco mais sobre a história do concelho e a sua excelente gastronomia, eximiamente confecionada pelas nossas associações locais, a que juntamos um excelente programa de animação”.

O primeiro dia contou com a atuação de Herman José, num espetáculo inesquecível em que interpretou algumas das personagens dos seus mais de quarenta anos de vida artística. Sr. Feliz e Sr. Contente, Serafim Saudade, Tony Silva, Maximiana, José Esteves, Nelo, juntamente com muitas e hilariantes estórias de carreira, entrecortadas com muito “stand up” e uma animada componente musical, onde não faltaram os seus incontornáveis êxitos, do “Saca o Saca Rolhas” à “Canção do Beijinho”, do “Serafim Saudade” ao “Vamos Lá Cambada”, da “Cor do Teu Baton” ao seu hino à folia “És Tão Boa, És Tão Boa”. Antes da atuação principal, Tomás Faísca subiu ao palco, numa excelente exibição que pôs todos a dançar ao som de um animado repertório de música popular portuguesa. Esta foi a estreia do jovem músico de Olhos de Água no formato com banda e bailarinos.

No sábado, as Festas foram dedicadas ao XXIII Festival de Folclore de Albufeira. O Rancho Folclórico Infantil de Albufeira fez as honras da casa ao partilhar o palco com o Grupo Regional de Folclore da Benedita (Vila da Benedita| Alcobaça), Rancho Folclórico Cantarinhas de Barro (Achada e Sobreiro| Mafra) e o Grupo de Folclore Identidade Lusa (Vila Verde| Oliveira do Bairro).

No último dia, a primeira parte do espetáculo foi protagonizada pelo grupo “José Praia e Áqua Viva”, que brindou os visitantes com um passeio musical do Alto Minho ao Algarve, com passagem pelos Açores e Madeira, ao som do acordeão, do cavaquinho, da braguesa e do bandolim, entre outros instrumentos tradicionais e da sua música alegre que convida todos a cantar e a bailar.

A 22ª edição das Festas do Pescador despediram-se com os ritmos quentes e a irreverência de Ana Malhoa, uma das artistas pop mais requisitadas para atuações em Portugal, com mais de 635 mil cópias vendidas ao longo de 30 anos de carreira. É também uma das recordistas de vendas de discos em Portugal.

Fonte: GRP da CM AlbufeiraFestaPescadorAlbufeira23

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS