Candidaturas a Bolsa de Investigação para Mestre

Regionais
Tools
Typography

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação (BI) para mestre no âmbito do projeto/instituição de I&D PRE-HLB "Preventing HLB epidemics for ensuring citrus survival in Europe"/Universidade do Algarve, H2020-SFS-2018-2, 817526, financiado pela União Europeia, nas seguintes condições:

Área Científica: Agronomia

Requisitos de admissão: Licenciatura na área de Agronomia, Biologia, Bioquímica ou áreas afins, mestrado na área de   Hortofruticultura, Bioquímica ou áreas afins, carta de condução de veículos ligeiros e disponibilidade de viatura própria para deslocações ao campo. São condições de preferência a formação em Hortofruticultura, Citricultura, Proteção de Plantas ou Biologia Molecular, assim como a experiência de trabalho em alguma dessas áreas; rigor científico, organização e boa capacidade de trabalho em equipa; capacidade de comunicação; vontade expressa de prosseguir formação; disponibilidade imediata.

Plano de trabalhos: A atividade a desenvolver no âmbito da bolsa consiste na execução das tarefas previstas no projeto "PRE-HLB ", incluindo ensaios de campo e trabalho laboratorial, em monitorização de Trioza erytreae e seus inimigos em pomares de citrinos de diferentes dimensões e diferentes espécies e cultivares, rastreios da presença de Candidatus Liberibacter, ensaios de práticas culturais que limitem a dispersão de T. erytreae, planificação e estabelecimento de Citrus Health Management Areas (CHMAs), avaliação da presença e dos efeitos da aplicação de fungos entomopatogénicos e parasitóides de T. erytreae, preparação de materiais didáticos e realização de ações de divulgação sobre T. erytreae e HLB, participação na elaboração de relatórios e artigos técnicos e científicos e colaboração em diversas outras tarefas associadas ao projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade do Algarve.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MeditBio) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, sob a orientação científica do Professor Doutor Amílcar Duarte.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em setembro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo da duração do projeto, com terminus previsto em 30/06/2023.

Valor do subsídio mensal de manutenção: O montante do subsídio mensal de manutenção corresponde a €989,70, (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O subsídio de manutenção será pago mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular com a valoração máxima de 10 (dez) valores. Numa primeira fase, os candidatos serão selecionados em função da área científica de formação (20%), da média final dos cursos (licenciatura e mestrado) ponderada pelos ECTS (50%), da formação específica (hortofruticultura, citricultura, proteção de plantas ou biologia molecular) e da experiência de trabalho na área do concurso (30%). Caso se justifique, os candidatos poderão ser selecionados para entrevista individual. Na situação de se fazer a entrevista, a ponderação para cálculo da classificação final será: avaliação curricular 50% e entrevista 50%.

Composição do Júri de Seleção: O júri responsável pela seleção é constituído por três membros efetivos e 1 suplente:

- Amílcar Manuel Marreiros Duarte (Presidente do Júri);

- Natália Tomás Marques. (Vogal efetivo);

- Luís Miguel Mascarenhas Neto (Vogal efetivo);

- Lídia Adelina Pó Catalão Dionísio (Vogal Suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada pela nota final obtida, afixada em local visível e público da Universidade do Algarve (FCT, edif. 8), sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6/09/2019 a 19/09/2019.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

- Documento de Identificação oficial (cópia simples ou equivalente legal). Caso tenha nacionalidade diversa da portuguesa deverá apresentar título de residência, certificado de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração;

- Documento comprovativo de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respetivo tipo de bolsa, nomeadamente o certificado de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com indicação da média final e das classificações de todas as disciplinas realizadas;

- Caso o grau académico tenha sido conferido por instituição de ensino superior estrangeira, o mesmo deve conformar as regras estabelecidas no Decreto-Lei n.º 66/2018 de 16 de agosto, devendo o(a) candidato(a) ordenado(a) em lugar elegívelcumprir as formalidades exigidas até à data do termo do prazo concedido para a celebração do contrato, sob pena de exclusão do procedimento concursal.

- Curriculum Vitae;

- Certificado de Habilitações;

- Número de Identificação Fiscal;

- Outros documentos que sejam considerados pertinentes em razão do tipo e modalidade da bolsa.

- O Requerimento de candidatura ao concurso, datado e assinado, obrigatoriamente, deve ser dirigido ao Reitor da Universidade do Algarve (https://www.ualg.pt/sites/ualg.pt/files/gcp/requerimento_bolseiro_revisto_23.01.2018_002.pdf) e remetido para o endereço: Universidade do Algarve / Universidade do Algarve / a/c Amílcar Duarte, FCT – Edif. 8, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro, Ref.ª "Edital 080/2019, Projeto Pre-HLB" ou por email, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ainda no referido requerimento, e caso o candidato apresente a sua candidatura através de correio eletrónico, deve expressamente consentir que todas as notificações relativas ao procedimento concursal sejam enviadas para o endereço eletrónico indicado.

A Universidade do Algarve reserva-se o direito de anular o procedimento de concurso de atribuição de bolsa, no âmbito do Projeto em referência, sempre que o financiamento não se venha a efetivar.

Fonte: DRAPAlgAgronomiaUAL

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS