Tavira - Museu Municipal | Jornadas Europeias do Património 2019

Regionais
Tools
Typography

Tavira associa-se, nos dias 27, 28 e 29 de setembro, às Jornadas Europeias do Património com entradas gratuitas no Museu Municipal e com a realização de duas iniciativas: Inauguração da exposição "Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal" e a atividade “Dieta Mediterrânica Todo o Ano – Cabaz da Terra”.

A exposição “Lugares Sagrados: as Cubas do Sul de Portugal”, de autoria de Luís Ferro, é inaugurada sexta-feira, 27 de setembro, pelas 16h00, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira. A exposição é constituída por um conjunto de imagens que revisitam as pequenas e enigmáticas construções, usualmente denominadas por cubas, que pontuam a paisagem do sul de Portugal. As imagens expostas resultam de um trabalho realizado no âmbito de um projeto de investigação financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que procurou contribuir para a discussão das origens, utilizações e cronologias destas construções.

Domingo, 29 de setembro, pelas 10h30, tem lugar a atividade “Dieta Mediterrânica Todo o Ano – Cabaz da Terra”, na Quinta Shanti (Conceição de Tavira), com a colaboração da produtora Ângela Rosa, que dará a conhecer aspetos da sua atividade e da sua quinta, que funciona em modo de produção biológico. A visita inclui prova e um cabaz com produtos da quinta e da época. A inscrição nesta atividade é obrigatória e poderá ser feita, até 26 de setembro, através do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/otGfUgMtkSsnLL5L7 

(atividade paga: Adulto: 5€ | Crianças e jovens (6-18 anos): 1€ | Até aos 6 anos: gratuito).

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância do conhecimento, proteção e valorização do Património. A nível nacional o evento é coordenado pela Direção Geral do Património Cultural.

Este ano, sob o tema “Artes, Património, Lazer” pretende-se destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e o lazer, que nos permitem viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas.

Em consonância com a natureza e objetivos das Jornadas Europeias do Património, as entradas no Museu Municipal de Tavira serão gratuitas nos dias 27 e 28 de setembro.

Fonte: Museu Mun TaviraJornadaPatrimonioTavira

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS