Banner Alto Página

Algarve distinguido pela Comissão Europeia como Centro de Referência para Envelhecimento Ativo e Saudável

Regionais
Tools
Typography

A Região do Algarve é considerada pela Comissão Europeia como um Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável. A distinção tem lugar na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, numa cerimónia que decorre em Aarhus, na Dinamarca, onde serão reconhecidos os Centros de Referência da Europa para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

O reconhecimento atribuído ao Algarve resulta do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por várias entidades, com destaque para o Centro Académico de Investigação e Formação do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center), em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, numa estratégia conjunta de colocar a investigação ao serviço da comunidade.

Ainda na passada semana, o ABC, a autarquia de Loulé e o Ministério da Saúde apresentaram um projeto pioneiro em Portugal que visa formar e apoiar os cidadãos, designadamente os mais idosos, para saberem utilizar os serviços de saúde online, como marcação de consultas, pedidos de receitas eletrónicas ou pedidos de documentos. O projeto começou em Loulé, mas irá estender-se a todo o Algarve em 2020, prevendo-se que no último trimestre do próximo ano possa estar a ser implementado no resto do país. O objetivo do ABC é combater a iliteracia em saúde, melhorando o acesso à informação, designadamente de populações mais vulneráveis, quer pela idade quer pelo isolamento geográfico.

Este é apenas um dos vários projetos que o ABC tem em curso junto da população, por um envelhecimento inclusivo, saudável e ativo. 

Fonte: WL PartnersEnvelhecimentoAtivo

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS