Loulé | Festival de Arte Russa Clássica e Contemporânea

Regionais
Tools
Typography

Loulé recebe, pela primeira vez, as Temporadas Russas no Algarve e o Festival que as integra, a acontecer no dia 29 de setembro, domingo, pelas 17h00, no Cine-Teatro Louletano. O Festival de Arte Russa Clássica e Contemporânea é realizado no contexto do 240.º aniversário das relações diplomáticas russo-portuguesas que se celebra em 2019.

Trata-se de um festival de música e belas-artes que continua a tradição das temporadas russas da Paris dos inícios do séc. XX, sendo apresentados, segundo a organização, “as brilhantes imagens de arte clássica e contemporânea russa com a interpretação de artistas russos, dando a conhecer a arte e a cozinha tradicionais.”

Do programa faz parte: a atuação de Oleg Pogudin (voz) e quinteto, músico considerado “a voz de prata da Rússia”; um momento musical de M.Glinka, P.I. Tchaikovsky, S.Rachmaniniov, R. Gliér interpretado pelos solistas Mikhail Shumov (violoncelo), Ivetta Natskaya (viola de arco) e Elena Tsouranova (piano); a exposição fotográfica “Migração como a arte de viver”, da artista Irina Kuptsova; e o buffet russo, composto por uma mesa tradicional russa para os visitantes do festival.

De referir que Oleg Pogudin detém há muitos anos o título de um dos melhores cantores de romance russo que, na sua essência, é muito semelhante ao fado. A música e as palavras são aquilo que refletem as particularidades do caráter nacional e que demonstram a sua alma e os seus sentimentos. O repertório será cantado em francês e inglês.

A organização deste evento pertence ao Estúdio ”Histórias Musicais”, tem direção artística de Irina Svechnikova, direção de dança de Larisa Shumskaya, direção musical de Mikhail Shumov e conta com o apoio da Agência Federal da Rússia «Rossotrudnichestvo» e da Câmara Municipal de Loulé.

Este evento tem a duração de 150 minutos (com intervalo), destina-se a maiores de 5 anos e a entrada é gratuita.

Outras atividades estão agendadas no âmbito deste Festival de Arte Russa Clássica e Contemporânea: a 6 de outubro, pelas 17h00, no Auditório do Solar da Música Nova está prevista a Ópera "Evgeny Onegin" (transmissão de Metropolitan Opera de Nova York) e, no dia 8 de outubro, pelas 19h00, no mesmo local, o concerto "Alma da música russa" onde alunos e professores de música do Algarve tocam música de compositores russos.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Fonte: GAP da CM LouléPogudinArteRussa

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS