Banner Alto Página

Fortaleza de Sagres & Ermida de Nª Sra de Guadalupe | "Peregrinação II" - Códigos para Viajantes

Regionais
Tools
Typography

A Direção Regional de Cultura do Algarve acolhe PEREGRINAÇÃo II – Códigos para Viajantes, um projeto ligado às artes plásticas e performativas, que parte da ideia de viagem a um lugar considerado sagrado, que terá lugar na Fortaleza de Sagres, com inauguração prevista para o dia 5 de outubro, pelas 17 horas.

A PEREGRINAÇÃO II sugere uma procura de códigos de comunicação, que permitam aos viajantes – no tempo e no espaço – identificarem o que veem e ampliarem o espectro de comunicação com o outro, na procura da harmonia e duma plataforma de contacto. Invoca-se o Códice Casanatense, um livro de viagens do séc. XVI que procura, através de imagens, representar a viagem humana, começando na África do Norte e chegando à China – o mundo conhecido pelos europeus na época. Estas representações cruzam experiências empíricas, mitos e preconceitos. No entanto, e através da arte, permitem-nos, até aos dias de hoje, receber a impressão estética e emocional que as viagens provocam.

Os artistas convidados para a Peregrinação II constituem um grupo de horizontes diversificados e complementares da região Algarvia: Susana de Medeiros (Vila do Bispo / Portugal), Hedwig Larsson (Vila do Bispo / Suécia), Sara Gebran (Venezuela/Dinamarca), Jorge Pereira (Lagos/Portugal) e Ana Celorico Machado (Vila do Bispo / Portugal).

A inauguração da exposição integra uma visita guiada, seguida de performance de Sara Gebran com a apresentação do livro Hole. A exposição poderá ser visita até ao dia 19 de outubro.

O encerramento do projeto irá acontecer na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 19 de outubro, pelas 17 horas, com o concerto Viagem Sacra, pelo Ensemble Ars Vocais (França), com obras de Vivaldi, Telemann e J. S. Bach.

Peregrinação é um projeto promovido pelo O Corvo e a Raposa -  Associação  Cultural e tem a curadoria de Ana Celorico Machado.

Fonte: DRCAlgPeregrinacao

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS