Banner Alto Página

CCV de Lagos | Palestra "A Odisseia Humana Preservada nos Nossos Genes"

Regionais
Tools
Typography

Na próxima 6ª feira, dia 4 de outubro, o Centro Ciência Viva de Lagos recebe a investigadora em Genética Populacional, Luísa Pereira, da Universidade do Porto e i3S-Ipatimup, para mais uma palestra 6ª Com Ciência.

A investigação em genética populacional humana tem um impacto directo na sociedade uma vez que se centra na nossa origem enquanto espécie e de que modo as populações humanas se relacionaram ao longo de milénios de evolução. Nesta sessão, começa-se por revelar as principais descobertas neste campo de investigação genética, quer a nível global, mas com um foco particular em Portugal.

Luísa Pereira partilhará a sua experiência pessoal de investigadora em genética populacional humana, ilustrada com exemplos de trabalho em campo e divulgação de resultados para a população em geral.

Serão apresentados os testes de ancestralidade, os quais têm vindo a ter um papel essencial na ajuda de definição de identidades em pessoas que por algum motivo foram desenraizadas do seu contexto natural, ou como mera satisfação de curiosidade de saber um pouco mais sobre as nossas origens.

Luísa Pereira ministrará no Centro Ciência Viva de Lagos dois Workshops "A Odisseia Genética" que procurarão responder, de forma prática e individualizada às seguintes questões:

Qual é o grande grupo da espécie humana a que pertencemos? Qual é o peso de Neanderthal no nosso genoma? Onde é que o nosso património genético nos coloca no mapa mundo?

Organizado pelo Centro Ciência Viva de Lagos e ministrado por Luísa Pereira do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, decorrerá em duas sessões (5 de Outubro e 30 de Novembro), numa versão em português e noutra em inglês, que ocorrerão no mesmo dia, mas em horários distintos.

Biografia

Luísa Pereira tem licenciatura em Biologia, Mestrado em Genética Humana Aplicada e Doutoramento na área de genética populacional humana atribuídos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É investigadora principal e líder de grupo no i3S-Ipatimup, estando interessada em usar a genética para inferir o passado e a evolução das populações humanas e em avaliar a susceptibilidade das populações humanas a doenças complexas.

É co-autora de 117 artigos indexados publicados em revistas internacionais e de um livro de divulgação científica intitulado "O Património Genético Português: a história humana preservada nos genes".

Fonte: CCV de LagosOdisseiaHumanaLuisaPereiraCCVLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS