Banner Alto Página

In Loco e Município de Olhão juntos nas celebrações do Dia Mundial da Alimentação

Regionais
Tools
Typography

Em outubro a Associação In Loco ruma com a campanha “Produzir e Consumir Local” para Olhão, onde realizará, em parceria com o Município, mais um mercado de produtores, além de muitas outras ações.

A campanha, lançada este ano no âmbito do projeto 100% Local, segue em itinerância por sete concelhos do Algarve e compreende um conjunto de ações de sensibilização, com objetivo de aumentar a consciência crítica dos cidadãos sobre a necessidade de adoção de modelos de consumo e produção sustentáveis, a uma escala local. O projeto concorre para a resolução de dois dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o número 12, “Produção e consumo sustentáveis” e o número 11, “Cidades e comunidades sustentáveis”.

Em Olhão a campanha teve início a 1 de outubro com a chegada ao concelho d’A Balança, uma peça concebida pelo artista algarvio António Quintas, em exibição até ao final do mês na praça Patrão Joaquim Lopes. A instalação artística, inspirada nas antigas balanças de mercado, vai circular em itinerância pela região, chamando a atenção para a importância das opções de consumo e o seu impacto na saúde, na economia da região e no ambiente.

Com o mote “À mesa o que cresce perto da Porta”, a campanha materializa-se ainda na afixação de cartazes em locais estratégicos de grande visibilidade, com mensagens informativas e de apelo ao consumo local.

O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, foi a data escolhida para realizar, no jardim Patrão Joaquim Lopes, uma das ações de maior visibilidade da campanha: o Mercado 100% Local. O evento decorre desde agosto em itinerância pela região e configura-se como um espaço de aproximação entre produtores e consumidores. Para tal, mobiliza os produtores de cada um dos concelhos parceiros, desafiando-os a expor e vender produtos agroalimentares, nomeadamente hortofrutícolas e transformados feitos a partir de matérias-primas da região.

Em Olhão decorrerá ao ar livre entre as 15 e as 20 horas, composto por um espaço de venda ao público e um conjunto de ações para destacar a importância da alimentação enquanto motor dinamizador da economia da região e com fortes impactos ao nível do ambiente e da saúde. Pretende, assim, despertar os cidadãos para a importância de fazer escolhas acertadas, ponderadas e informadas neste campo. O evento contará ainda com uma performance, apresentada pelo Coletivo JAT - Janela Aberta Teatro, alusiva às problemáticas do consumo e da produção locais, como forma de sensibilização dos presentes para a importância de dar primazia aos circuitos curtos de produção e comercialização.

A campanha de sensibilização decorrerá em itinerância até abril do próximo ano, mas não será o único produto do projeto 100% Local. Este lançará também a aplicação casefazem.pt, já em construção, onde estarão referenciados produtos e produtores e possibilitando aos consumidores conhecer os pontos de venda de produtos agroalimentares produzidos na região do algarve.

As ações do 100% Local são cofinanciadas pelo No Planet B by AMI, Instituto Camões e União Europeia e promovidas pela Associação In Loco com o apoio dos Municípios de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.

Fonte: Associação IN LocoProdutoresLocais

 

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS