Lagos sobe no Ranking do Galardão ECOXXI

Regionais
Tools
Typography

O Município de Lagos apresentou, uma vez mais, candidatura ao galardão ambiental ECOXXI e esteve representado na cerimónia de entrega dos prémios, ocorrida no passado dia 25 de outubro na Lousã. Para casa trouxe a Bandeira Verde 2019, assim como a melhor pontuação de sempre obtida neste ranking de sustentabilidade (70,21 pontos), o que lhe permitiu subir para um patamar superior, o dos municípios com escalão de índice entre os 70 e os 80%.

Lagos foi um dos quatro municípios algarvios que apresentaram candidatura, obtendo o melhor índice de sustentabilidade a nível regional, numa edição em que concorreram 53 municípios a nível nacional.

Os indicadores onde registou melhor desempenho foram os relacionados com a “Implementação do Programa Bandeira Azul”, a “Informação disponível aos munícipes”, a “Certificação de Sistemas de Gestão”, as “Áreas Classificadas” (conservação da natureza)” e na componente do “Turismo Sustentável”.

Como boa prática, o Município apresentou a Requalificação do Litoral efetuada na Ponta da Piedade, monumento natural e recurso turístico único pelos valores naturais, históricos e culturais em presença.

Para 2020, os serviços da autarquia estão já a programar um conjunto de ações para dar corpo às novidades e novos desafios lançados pelo Programa ECOXXI, designadamente nas vertentes:

  • Eco-funcionários – que prevê ações de educação e sensibilização ambiental dirigidas em particular aos trabalhadores da autarquia;
  • Medidas de proteção que permitam inverter tendências de erosão, compactação e impermeabilização, remoção e contaminação dos solos;
  • Alterações climáticas – novo indicador que pretende avaliar a adoção de estratégias de adaptação às alterações climáticas, a existência de planos de ação e o nível de concretização dessas medidas.

Será igualmente dada continuidade a dois projetos que, não sendo novidade, terão nova dinâmica em 2020, como “O Mar Começa Aqui” e a “Rota Concelhia da Ação pelo Clima”, a dinamizar em parceria com as escolas.

O programa ECOXXI é uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa que procura incentivar e reconhecer a crescente preocupação dos decisores com as políticas que permitam incrementar a sustentabilidade dos seus territórios e a qualidade de vida das suas populações.

Fonte: SC da CM LagosPassadicosPontaPiedade

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS