Lagos participa no exercício nacional de sensibilização “A Terra Treme”

Regionais
Tools
Typography

O Município de Lagos aceitou o repto lançado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e decidiu aderir ao Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico “A Terra Treme”, que irá acontecer no próximo dia 15 de novembro, pelas 11h15.

A iniciativa, que já vai na 7.ª edição, tem como objetivo chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Durante 1 minuto os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

Para esta ocasião são também recordados os procedimentos a adotar pelos cidadãos antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção, bem como os 7 passos essenciais para organizar a casa e preparar a família para estas ocorrências.

A organização lembra ainda que todos podem e devem participar no exercício, em qualquer local onde se encontrem, porque “TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL”.

Para o Município de Lagos esta é uma matéria importante, ou não fosse o Algarve um território particularmente sensível a este risco. Uma tomada de consciência que não é de agora e que tem estado na base do muito trabalho desenvolvido e apoiado pela autarquia. Ainda este ano, o Município evocou, em parceria com outras instituições, os 50 Anos do Sismo de 28 de fevereiro de 1969 e aproveitou essa efeméride para divulgar os resultados dos estudos académicos e científicos produzidos nesta área do conhecimento, com o objetivo de ajudar a criar uma cultura de risco na população, de modo a que a comunidade local se torne cada vez mais resiliente e capacitada para lidar com estes fenómenos naturais.

Saiba mais sobre o exercício em:

www.aterratreme.pt

Fonte: SC da CM LagosTerraTremeLagos

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS