Albufeira | Natal chega com Mercadinhos, Exposições, Espetáculos e Desporto

Regionais
Tools
Typography

De 1 de dezembro a 8 de janeiro, a magia e o espírito de Natal invadem as ruas de Albufeira, proporcionando a residentes e visitantes o melhor das tradições natalícias. O município abre as portas a concertos, espetáculos, teatro, mercadinhos, exposições, presépios e atividades desportivas, que se espalham um pouco por todo o concelho.

O destaque volta a ser a Snowland, a terra mágica que transforma o Largo do Município num parque de diversões e que este ano promete ser a edição mais animada de sempre. Serão 42 dias com atividades para toda a família. Marque já na sua agenda e venha celebrar o Natal connosco!

A época natalícia está a aproximar-se e Albufeira prepara-se para celebrar a quadra a rigor com os seus munícipes e receber da melhor forma os milhares de turistas que visitam o concelho durante as festividades do Natal e do Fim de Ano.

As ruas das quatro freguesias já estão decoradas a rigor, desde o dia 1 de dezembro, com 630 arcos e enfeites de diversos motivos natalícios, numa extensão de 19 quilómetros. Destaque para a árvore de Natal gigante, com 23 metros de altura, localizada na Praça dos Pescadores. As luzes de Natal, compostas por 51 milhões de lâmpadas LED, irão estar acesas até ao Dia de Reis, 6 de janeiro.

A programação estende-se até 8 de janeiro, levando a vários locais do concelho, concertos, mercadinhos, presépios, espetáculos, corridas, desfiles e um conjunto de atividades e divertimentos inseridos no evento Snowland- a Terra da Neve, que este ano traz novidades. A inauguração do evento está agendada para o dia 7, às 10h00, com uma Parada do Gelo, que traz a Albufeira os mais conhecidos representantes do mundo polar, entre eles um convidado muito especial que, nesta altura do ano, deixa aquelas paragens para iluminar os lares de todo o mundo. O destaque vai para a Pista de Gelo Natural, que promete ainda mais diversão! Até 24 de dezembro, Snowland está aberta ao público, nos dias úteis, das 15h00 às 20h00, e nos fins-de-semana e feriados, entre as 10h00 e as 20h00.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros recebe, nesta altura do ano, a já habitual exposição de “Enfeites de Natal Reciclados”, realizados pelo público escolar e utentes dos Lares e Centros de Dia de Albufeira, com o objetivo de sensibilizar para a importância da reutilização de materiais, aplicada à criação das tradicionais decorações natalícias, com recurso à técnica dos 3R´s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A mostra estará patente de 4 a 31 de dezembro, e pode ser visitada de segunda a sábado, entre as 9h30 e as 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Na freguesia da Guia, o Natal começa a 6 de dezembro com o Presépio de Rua, composto por 30 figuras de grandes dimensões que representam diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus: a Anunciação do Anjo a Maria, a Natividade, personagens como o Rei Herodes e os Reis Magos, entre outras figuras que costumam povoar os presépios de Natal. Da autoria da escultora Toin Adams, artista britânica residente no Algarve há mais de uma década, esta mostra pode ser visitada até ao dia 6 de janeiro, entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz.

O Mercado de Natal da Guia está agendado para o fim-de-semana de 14 e 15 de dezembro, no polidesportivo da freguesia. Aqui vai poder encontrar presentes artesanais, peças de decoração, brinquedos e muitas outras sugestões. A gastronomia também estará em destaque com doces típicos da época e bebidas quentes para aconchegar os visitantes. Além dos 40 expositores, haverá animação para toda a família. No dia 14, o Mercado está aberto entre as 14h00 e as 21h00, e no dia 15, abre às 11h00 e encerra às 19h00.

No EMA- Espaços Multiusos de Albufeira, o tradicional Mercado de Natal regressa a 7 e 8 de dezembro, entre as 14h00 e as 20h00. Entre a diversificada oferta gastronómica é possível encontrar os doces da quadra - azevias, coscorões, rabanadas, bolos e doces confecionados à base de mel, frutos secos e gila- bem como os vinhos e licores que não podem faltar à mesa de Natal. Para além da doçaria, pode também adquirir decorações de Natal e alguns presentes para oferecer à família e aos amigos – peças originais produzidas por dezenas de artesãos da região. A par de tudo isto, a animação com cânticos e espetáculos especialmente preparados pelas academias artísticas e associações culturais e desportivas do concelho, fazem deste espaço a verdadeira oficina do espírito de Natal dos albufeirenses.

No domingo, 8 de dezembro, pelas 15h30, há teatro no Auditório Municipal. “O Feiticeiro de Oz” recria a história do livro de Lyman Frank Baum, numa animada peça infantil. Os bilhetes têm um valor simbólico de 1 euro (4 aos 12 anos) e 4 euros (+ 12 anos) e podem ser adquiridos na CMA/CIAC (dias úteis das 9h00 às 16h00) ou Auditório Municipal (no dia do espetáculo das 14h00 às 15h15).

E porque Albufeira é uma cidade desportiva, não poderia deixar de incluir algumas atividades físicas na sua programação de Natal. A Marcha/ Corrida do Pai Natal junta anualmente cerca de 800 participantes vestidos a rigor para colorirem as ruas da cidade. O ponto de encontro está agendado para as 10h00 do dia 15 de dezembro, no Mercado Municipal dos Caliços. Participe, faça desporto e seja solidário com quem mais precisa, doando cobertores às famílias mais carenciadas do concelho. As atividades possuem dois percursos, gratuitos e acessíveis a todos. Os participantes podem optar entre dois percursos, um de 5Km e outro de 9km. Haverá ofertas de Natal para todos os participantes.

Na noite de 27 de dezembro, Albufeira realiza a primeira edição da Corrida de São Silvestre, a mais popular corrida do ano, por ter características muito próprias: todos podem participar e é ao correrem que celebram o santo do último dia do ano, São Silvestre, o 33.º Papa, com um pontificado de 21 anos. A Corrida terá partida e chegada em frente ao edifício dos Paços do Concelho, sendo uma organização conjunta entre o Município e o Clube Desportivo de Areias de São João.

Do desporto passamos à música com o Concerto de Natal da Orquestra Clássica do Sul, no dia 20 de dezembro, às 21h30, no Auditório Municipal. Propomos-lhe uma viagem até ao século XIX, com temas de Natal de diversos compositores.

A freguesia de Ferreiras vai viver a Magia de Natal com “o Capuchinho Vermelho”, um espetáculo de Teatro Circo que promete fazer as delícias dos mais pequeninos, no dia 21 de dezembro, das 15h30 às 17h00, na sala Multiusos do Estádio da Nora.

As associações locais também celebram o Natal com os mais variados eventos de dança, exposição de presépios e mercadinhos.

Convidamo-lo a sair de casa e a deixar-se encantar pela magia do Natal em Albufeira.

Fonte: GRP da CM AlbufeiraNatalAlbufeira2

NatalAlbufeira8NatalAlbufeira7NatalAlbufeira3NatalAlbufeira4NatalAlbufeira1NatalAlbufeira6NatalAlbufeira5

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS