Silves | Município apoia Jornadas Internacionais "Terra, Pedras e Cacos do Garb Al-Andalus"

Regionais
Tools
Typography

Decorrem em Palmela, entre os dias 23 e 25 de janeiro, as Jornadas Internacionais “Terra, Pedras e Cacos do Garb Al-Andalus”. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Palmela, Campo Arqueológico de Mértola e Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, é apoiada pelo Município de Silves.

Relançar o debate sobre os estudos do período islâmico em Portugal, 12 anos após a formação do Grupo CIGA (Cerâmica Islâmica do Garb al-Andalus) e duas décadas depois da publicação de “Portugal Musulam”, de Christophe Picard, é o principal objetivo destas jornadas que irão reunir várias dezenas de investigadores, arqueólogos e historiadores internacionais.

De salientar que o Município de Silves participará, ainda, com a apresentação de um poster de Maria José Gonçalves e de Carlos Oliveira sob o tema “Objetos do quotidiano da Madīnat Xīlb: Os materiais arqueológicos da Rua da Arrochela, Silves” e nas seguintes comunicações:

Dia 23 de janeiro

» “12 anos, 12 cacos”, do grupo CIGA – comunicação de abertura

» “Novos e velhos dados sobre espaços de culto na Silves islâmica” – sessão 1: Revelações e novas abordagens sobre o Garb no séc. XXI

» “Repositório de técnicas ornamentais na cerâmica do Garb al-Andalus”, do Grupo CIGA – sessão 1: Revelações e novas abordagens sobre o Garb no séc. XXI

Dia 24 de janeiro

» Ponto de situação das intervenções de categoria C do período islâmico e questionamento sobre resultados – Sessão 2: Arqueologia preventiva: transformar salvaguarda em conhecimento do Garb al-Andalus.

GRP do Mun SilvesJornadasPalmela

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS